Refeições saudáveis na praia (Slideshow)

Ao programar as suas férias pense também na melhor alimentação para os dias de praia.
Publicado por: CUF em
Tags: calor , fruta , gelados , intoxicações alimentares , molhos , ovos

1. Conservação dos alimentos

O calor promove a deterioração dos alimentos. Use sempre uma lancheira ou saco térmico para transportar os alimentos, mantenha-os à sombra e leve sempre placas de refrigeração congeladas.

2. Saladas, uma boa opção

Inclua sempre uma fonte de proteína (excepto ovos, que são muito sensíveis ao calor), legumes e sementes como a linhaça, chia ou sésamo (de preferência já trituradas). Leve o tempero à parte e adicione quando for comer.

3. Fruta

A fruta é fresca, doce, contém vitaminas, fibras e água e, por isso, é um dos alimentos ideais para comer na praia.

4. Tostas e bolachas de água e sal

Duas tostas/bolachas e um sumo ou chá gelado (caseiro e sem açúcar) são uma boa merenda para o meio da manhã. 

5. Sanduíches bem pensadas

Leve uma sanduíche recheada com muita alface e tomate e alguma proteína como fiambre, queijo ou carne assada. Não adicione molhos.

6. E os gelados?

Gelados são quase um sinónimo de verão e as crianças dificilmente vivem sem eles. Antes de começarem as férias, os pais devem combinar que só podem comer um gelado “dia sim, dia não” e incentivarem-nos a optar pelas opções menos calóricas. Os gelados de fruta caseiros são uma alternativa mais saudável. 

7. Bebidas

Ingira líquidos regularmente para não ficar desidratado. A água é a melhor opção mas pode beber outros líquidos desde que sem adição de açúcar ou álcool, como sumos naturais ou chá gelado feito em casa. As gelatinas também são uma ótima opção.