Cuidados Paliativos CUF distinguidos pela ESMO

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto foi distinguida, no passado dia 21, em Munique, como Unidade certificada e de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Já a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Infante Santo revalidou a mesma certificação, que tinha sido alcançada em 2015.

No passado domingo, a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto foi distinguida pela ESMO (European Society of Medical Oncology) - uma das sociedades médicas mais importantes a nível mundial na área da oncologia. O Hospital CUF Porto passa assim a fazer parte dos "ESMO Designated Centres"  como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos, a mais relevante e prestigiante distinção a nível europeu nesta área de cuidados.

Esta acreditação conferida pela ESMO assenta na avaliação de práticas clínicas de qualidade e no reconhecimento de que muitos doentes oncológicos beneficiam de uma intervenção precoce de cuidados paliativos ao longo da sua doença e não apenas nos últimos dias de vida.

Em 2014, o Hospital CUF Porto criou uma área reservada aos Cuidados Paliativos, integrada no Instituto de Oncologia da CUF - a rede de cuidados oncológicos da CUF -  com uma equipa especializada e que presta os cuidados necessários a doentes crónicos ou doentes oncológicos em qualquer estadio da doença. Esta equipa trabalha de forma multidisciplinar, contando com o apoio regular de profissionais com formação e prática em cuidados paliativos: médicos, enfermeiros, nutricionista e psicóloga, entre outros segundo as necessidades dos doentes.

De acordo com a equipa de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto, "estes reconhecimentos vêm reforçar a premissa de de que a Oncologia e os Cuidados Paliativos podem e devem ser conjugados e prestar serviços em conjunto e, em paralelo, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida dos doentes, com benefícios para os próprios e para as suas famílias, constituindo mais uma prova do compromisso permanente destas Unidades com a prática clínica e a humanização dos seus cuidados médicos".

O agora Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto disponibiliza serviços em ambulatório, internamento e ao domicílio e rege-se por uma política de admissão de doentes a qualquer hora, em todos os dias do ano. Para além da atividade clínica, a unidade desenvolve ainda projetos de estudo e investigação, nomeadamente na área de acompanhamento ao doente e família e no processo do luto.

Já a Unidade de Cuidados Paliativos Agudos (UCPA) do Hospital CUF Infante Santo viu renovada, no último Congresso da ESMO, a sua certificação obtida em 2015.

Cuidados Paliativos CUF distinguidas pela ESMO