Cólicas no bebé: aprenda a aliviá-las

Bebés e crianças
3 mins leitura

As cólicas no bebé podem ser assustadoras para os pais, mas são perfeitamente naturais e temporárias. Saiba como aliviá-las e garantir o bem-estar do seu filho.

Por norma, as cólicas surgem nos bebés pela terceira semana de vida, manifestando-se por períodos súbitos de choro agudo e persistente, sem causa identificável, em crianças saudáveis. Estes episódios de agitação, mais frequentes ao fim do dia e em primeiros filhos, afligem muitos pais, que ficam sem saber ao certo se é normal ou como poderão agir para atenuar o desconforto do bebé. Uma das melhores opções é a massagem. Aprenda aqui o passo a passo.



Qual a causa das cólicas no bebé?

As cólicas no bebé derivam de uma situação transitória de etiologia multifatorial - deglutição excessiva de ar, imaturidade gastrointestinal e tensão emocional -, que habitualmente se resolve por volta dos três meses de vida do bebé.

 

O que deve fazer caso o seu bebé tenha cólicas?

É aconselhável uma postura calma dos pais, saber que este choro intenso e inconsolável da criança é considerado normal, devendo apenas proporcionar ao bebé medidas de conforto. Pode ainda colocar o bebé no colo com a barriga para baixo ou massajá-la para aliviar as cólicas. Em caso de necessidade, deve consultar o médico pediatra.

 

Como fazer massagens para aliviar as cólicas no bebé?

A massagem abdominal realiza-se através de movimentos lentos e ritmados (no sentido do trânsito intestinal). Permite tonificar os músculos, facilita o trânsito / eliminação intestinal e diminui a distensão abdominal atenuando o desconforto e a dor associadas aos episódios de cólicas.

Para aliviar as cólicas no bebé e evitar estes episódios, pode realizar a massagem sempre que necessário ou duas a três vezes por dia.

 

Como fazer a massagem:

  1. Deslize a palma das suas mãos, uma seguida da outra, de cima para baixo e da direita para a esquerda (de frente para o bebé da sua esquerda para a direita). Deve repetir este movimento pelo menos três vezes.
  2. Segure as pernas do bebé pelos tornozelos e, com os joelhos juntos, pressione-os suavemente contra a barriga. Mantenha esta pressão aproximadamente durante cinco segundos. Alivie a pressão exercida e a posição das pernas, esticando-as, e volte a repetir várias vezes.
  3. Segure os tornozelos do bebé e dobre-lhe um joelho sobre o abdómen e endireite-lhe a perna, repita o movimento com a outra perna, como se estivesse a andar de bicicleta lenta e ritmicamente.
  4. Com a mão esquerda desenhe um círculo completo no sentido dos ponteiros do relógio à volta do umbigo, sem levantar a mão da barriga do bebé. Quando a mão esquerda está na região inferior do abdómen, a mão direita desenha um semicírculo (das 9h às 6h) na mesma direção. Faça este movimento várias vezes.
  5. Repita o movimento de dobrar as pernas.

 

Nota importante:

Para que as mãos escorreguem suavemente, sem atrito e sem desconforto, utilize preferencialmente um óleo vegetal (óleo de amêndoas doces, camomila ou semente de uva) ou creme hidratante. Deve aplicá-lo e esfregá-lo nas suas mãos antes de iniciar a massagem.

Publicado a 03/11/2015