O seu filho tem sintomas de varicela?

Bebés e crianças
Pele, unhas e cabelo
3 mins leitura

É uma das doenças benignas da infância, atinge mais as crianças mais pequenas e é muito contagiosa. Aprenda a reconhecer os sintomas de varicela.

A varicela é causada pelo vírus Herpes Varicella Zoster, que pertence à família dos vírus causadores de outras doenças como estomatite herpética. É uma doença comum na infância e é de tal forma contagiosa que 90% das pessoas que não a tenham tido são infetadas após uma situação de proximidade com outra pessoa infetada.

O contágio faz-se através do contacto direto com as vesículas da pele, saliva ou espirros da pessoa doente e pode ocorrer antes do doente ter qualquer sintoma e até todas as borbulhas estarem em crosta.

O período de incubação pode ir até aos 21 dias e a doença dura habitualmente 5-7 dias. O vírus também pode ser passado através da placenta, levando à infeção do feto nas mulheres grávidas.

 

Como reconhecer os sintomas de varicela

  • No início aparecem manchas cor de rosa, que podem surgir em qualquer parte do corpo, mas tipicamente surgem primeiro no couro cabeludo, região genital e também dentro da boca
  • É característico haver em simultâneo pequenas vesículas, bolhas com líquido, que provocam muita comichão e cujo número depende de pessoa para pessoa
  • Febre

 

Que cuidados deve ter?

Banho diário com gel antiséptico, unhas cortadas, roupas leves e cremes que aliviem a comichão são algumas estratégias que podem ser utilizadas para aliviar os sintomas. Se houver febre, só deve administrar paracetamol e não anti-inflamatórios ou ácido acetilsalicílico.

 

Se um dos seus filhos for diagnosticado com varicela...

Dada a facilidade de contágio e, principalmente, o facto de a doença poder ser contraída sem haver qualquer manifestação de sintomas, é mais complicado evitar a passagem do vírus entre irmãos, por exemplo. Mas é importante ter em conta que quando o contágio acontece entre pessoas que estão sob o mesmo ambiente, o vírus tende a ser mais agressivo e os sintomas acabam também por ser mais intensos.

 

Se estiver grávida...

Se já tiver contraído varicela, a mulher está completamente imune e não existe risco para o feto. Caso contrário, nas primeiras 20 semanas de gestação, a varicela pode implicar complicações como aborto espontâneo, morte do feto ou síndrome de varicela congénita, cuja forma mais típica é a agenesia (não desenvolvimento) de um dos membros inferiores. Na própria grávida, as manifestações de varicela são mais intensas, como em qualquer adulto.

 

Sabia que...

Nos adultos a varicela pode ser mais intensa e severa. No caso dos homens, existe o mito de que esta doença pode dar infertilidade, o que não é verdade.

 

Atenção!

Apesar da varicela ser habitualmente uma doença benigna, podem ocorrer complicações, como encefalite, pneumonia ou plaquetas baixas. Estas complicações são mais importantes, porque são mais graves, nas crianças com doença crónica em que haja menos defesas imunitárias. É importante estar atento e, em caso de dúvida, contactar o seu médico assistente.

Publicado a 15/01/2019
Doenças