Consulta Desenvolvimento

Ao conjunto de tarefas que as crianças parecem adquirir tão naturalmente nos seus primeiros anos de vida - do sorriso às palminhas, dos primeiros passos à corrida, das primeiras palavras à capacidade de ler, escrever e aprender - chama-se desenvolvimento infantil.

Todas as crianças são diferentes, pelo que também "aprendem" em tempos diferentes. A questão coloca-se quando parece passar demasiado tempo e a criança continua sem aprender, ou tem uma particular dificuldade em desempenhar uma tarefa na escola, no português ou na matemática, ou simplesmente não consegue prestar atenção nas aulas.

As perturbações do neurodesenvolvimento são situações frequentes, de gravidade muito variável e têm impacto negativo na criança e na família, pelo que o seu diagnóstico e intervenção precoces são essenciais.

Algumas crianças têm risco acrescido para o aparecimento destas perturbações, como a prematuridade, baixo peso ao nascimento, asfixia perinatal ou alterações nos cromossomas, mas a maior parte não tem estes fatores de risco.

 

A Consulta de Pediatria do Desenvolvimento conta com uma equipa multidisciplinar de Pediatras, Psicólogos, Terapeutas da Fala e Técnicos de Educação que, de uma forma integrada, avaliam e prestam apoio terapêutico a crianças e adolescentes com perturbações do neurodesenvolvimento ou com fatores de risco para as desenvolver.