Medicina Geral e Familiar
Medicina Geral e Familiar

A Unidade de Medicina Geral e Familiar é o centro nevrálgico do Hospital CUF Cascais.

 

O nosso conceito de médico assistente CUF baseia-se na firme convicção que todas as pessoas podem ter um médico assistente com quem possam estabelecer uma relação mais próxima e que conheça o seu historial médico e familiar e acompanhe o doente ao longo do tempo.

 

O médico de família é o médico a quem se recorre quando se está doente, se tem um problema médico, ou não se sabe o que se tem, ou a quem recorrer.   

 

O médico de Medicina Geral e Familiar está em posição de o informar e decidir quando é necessário recomendar um especialista, qual a especialidade indicada para cada caso e para cada indivíduo, podendo ter um papel preponderante na coordenação do tratamento e do seu seguimento em casos de situações de saúde mais específicas.

Também assume o papel de esclarecer o doente relativamente a dúvidas que surjam durante o tratamento, em consultas da especialidade ou, se for o caso, de consultas hospitalares.
 

O objetivo da equipa médica da Unidade de Medicina Geral e familiar é providenciar tratamento em casos mais agudos, bem como seguir o doente em caso de doença mais complexa.

 

O tratamento dos casos agudos é feito no âmbito do atendimento em ambulatório, no próprio dia, para doenças, tais como infeções respiratórias, ou outro tipo de infeções, dores agudas, tal como lombalgia, ansiedade ou outro tipo de problemas que possam ocorrer.

 

Quando existe a necessidade de realizar exames laboratoriais ou radiológicos de emergência, os mesmos podem ser rapidamente realizados nas instalações da clínica, o que faz com que seja possível fazer um diagnóstico rápido e consequentemente administrar o tratamento adequado.