5 maneiras de estar em forma sem gastar dinheiro (Slideshow)

Se afirma não praticar exercício físico por não querer gastar dinheiro, depois de ler este artigo tem de arranjar outra desculpa.
Publicado por: CUF em
Tags: andar , andar de bicicleta , caminhar , Check-up desportivo , correr , dançar , nadar

1. CAMINHAR

Um estudo conduzido pelo Duke Universal Medical Centre, nos Estados Unidos, apurou que uma caminhada diária de 30 minutos reduz o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares, entre outras patologias. Outros estudos demonstram que andar 10 mil passos por dia (cerca de 60 minutos em passada rápida) melhora significativamente a nossa saúde. 

2. CORRER

Para esta modalidade muito benéfica a nível cardiorrespiratório só precisa de uns ténis adequados para corrida (é um investimento a longo prazo que deve fazer e que o ajudará a evitar lesões). Uma pesquisa recente publicada no Journal of the American College of Cardiologyapurou que correr diariamente, mesmo que por apenas alguns minutos, pode reduzir o risco de morte por doença cardíaca. 
Correr regularmente diminui os níveis de colesterol e de pressão arterial, fortalece os ossos e os músculos e previne o excesso de peso.    

3. ANDAR DE BICILETA

Se tem uma bicicleta que há muito tempo não usa, recomece a pedalar. Vai adormecer mais facilmente, sentir-se menos cansado e a sua saúde cardiovascular vai melhorar, entre outros benefícios.
No entanto, deve tomar algumas precauções para evitar lesões ou acidentes: leia o nosso artigo "Ciclismo e BTT:previna as lesões".

4. NADAR

Nadar é uma atividade aeróbica que está associada a uma diminuição do risco de doenças crónicas e à manutenção de um peso adequado. Está também comprovado que a atividade física em meio aquático tem um impacto benéfico na saúde mental e pode ser praticada em qualquer idade.

5. DANÇAR

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine comparou 11 atividades físicas e verificou que dançar era a única que reduzia o risco de demência em 76%. Além disso, fortalece os ossos, reduz o stresse e ajuda a criar e a cimentar laços essenciais - e está provado cientificamente que laços sociais fortes contribuem para uma maior autoestima e autoconfiança.  

6. NÃO SE ESQUEÇA...

Se não pratica uma atividade física há três meses ou mais, aconselhe-se previamente com um especialista em medicina desportiva e recomece sempre de forma gradual. Para saber em que consiste um check-up desportivo leia o artigo “Quer praticar exercício físico? Faça um check-up desportivo”.