Como utilizar fio dentário?

Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

Utilizar o fio dentário deve fazer parte de uma completa rotina de higiene oral, mas, ainda assim, há quem não o use. Aprenda a melhor forma de o fazer.

Além da habitual escovagem de dentes, é importante para a nossa higiene oral ter em conta a utilização do fio dentário. Existem bastantes dúvidas relativamente à forma como deve ser utilizado e, por isso, damos-lhe algumas indicações para que o possa fazer corretamente.

 

Como utilizar o fio dentário: passo a passo

  1. Retirar cerca de 40 cm de fio dentário.
  2. Utilizar o dedo médio de uma mão para enrolar a maior parte do fio e colocar a porção mais pequena no dedo médio da outra mão. Devemos deixar cerca de 2-3 cm de fio entre os dois dedos médios. Os polegares e os indicadores são uma ajuda no manuseamento do fio. À medida que o vamos utilizando, vamos enrolando num dos dedos e desenrolando no outro. Certifique-se que o fio está limpo em cada espaço interdentário.
  3. O fio deve ser introduzido entre dois dentes e curvado à volta de cada um deles - tomando a forma de um “C” -, levando a cabo curtos movimentos horizontais até atingir o sulco gengival.
  4. Cuidado ao manusear o fio para evitar magoar as gengivas.
  5. É importante sublinhar a utilização do fio dentário a priori da escovagem dos dentes. Este comportamento permitirá que os agentes preventivos do dentífrico atuem durante um período mais longo de tempo nas faces dentárias livres de resíduos.
  6. Nas crianças: assim que nasçam os primeiros dentes adjacentes, as crianças devem iniciar a utilização do fio com a ajuda dos pais. Só por volta dos 8-9 anos é que os mais pequenos conseguem manusear o fio sem ajuda

 

Atenção!

Quando existem espaços de maior dimensão entre os dentes, fruto de pontes, implantes ou aparelhos ortodônticos, aconselham-se alguns comportamentos específicos:

  • Utilizar superfloss, ou seja, um fio dentário espesso que alterna com o normal
  • Recorrer ao passa e porta-fio
  • Usar escovilhões
  • Fazer uso de aparelhos de jato de água
  • Controlar a placa bacteriana através da utilização de elixires 

 

Boas práticas

Além da boa prática de utilização do fio dentário, convém não esquecer as regras essenciais para uma boa higiene oral:

  • Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes durante o dia. Ao deitar, a escovagem é obrigatória
  • Deve recorrer a um dentífrico com flúor
  • A escova de dentes deve ser ajustada ao tamanho da boca, por norma com a cabeça pequena e com as escovas macias ou médias, em função da intensidade com que realizam os movimentos
  • O fio dentário deve ser utilizado antes de escovar os dentes
  • Os elixires devem ser utilizados consoante indicação médica
  • Se tiver filhos, é aconselhado que supervisione a sua higiene oral, em particular a quantidade de pasta de dentes colocada na escova
  • No final, não devemos passar a boca por água, mas deitar fora apenas os excessos para que o dentífrico continue a atuar
Publicado a 23/08/2018
Doenças