Videonistagmografia

A videonistagmografia é um exame relativamente simples que permite a observação e o registo do nistagmo através de uma mascara com câmara de vídeo.

Pesquisa do Nistagmo Espontâneo e do Olhar Descentrado
A pesquisa do nistagmo espontâneo é realizada, para várias posições do olhar, com os olhos abertos e na obscuridade: olhar em frente, à direita, e à esquerda,
 

Prova Pendular – é feita rodando a cadeira 180 graus, com os olhos abertos na obscuridade.

“Head Shaking Test”
Nesta prova “abana-se” a cabeça durante 20 segundos, de seguida é pesquisada a presença de nistagmo, com os olhos abertos na obscuridade.

 

Oculomotricidade

Perseguição Ocular
São movimentos oculares lentos de perseguição de um ponto.

Sacadas
As sacadas traduzem-se por movimentos oculares rápidos resultantes do acompanhamento visual de um ponto que se move com padrão fixo ou aleatório.

Nistagmo Optocinético
O nistagmo optocinético é um fenómeno ocular rítmico, involuntário, inconsciente e automático, que se caracteriza num movimento ocular conjugado reflexo que contribui para a
estabilização da imagem na retina, quando há uma desclocação do ambiente visual.
Pode ser reproduzido ao fazer acompanhar o olhar em pontos luminosos que se movem numa direcção e depois em direcção oposta.
 

Provas de Dix e Hallpike
Estas provas são utilizadas para a pesquisa do nistagmo de posicionamento e destinam-se a simular as condições que provocam a vertigem.
São realizadas com o paciente sentado com as pernas esticadas, e com a cabeça com uma rotação de 45 º para um dos lados e extendida 20 º para trás, findo isto, o paciente é levado rapidamente para uma posição de decúbito dorsal, onde se procede a pesquisa do nistagmo. A prova é realizada para ambos os lados.
 

Provas Calóricas
Constituem com a anterior as provas mais importantes do exame vestibular, visto que estimulam separadamente cada vestíbulo.
É realizada com o doente sentado, com a cabeça flectida 30º para trás. São efectuadas irrigações com água a 33,5º e 41,5º para cada ouvido.

 

Preparação para o exame:

  • Três dias antes suspender a medicação para as vertigens;
  • Não fazer maquilhagem nos olhos;
  • Não pode conduzir a seguir ao exame