Cirurgia Torácica
Cirurgia Torácica

Atualmente a Cirurgia Cardio-Torácica, deu origem a 2 especialidades cirúrgicas independentes, autónomas e com formação própria: a Cirurgia Cardíaca e a Cirurgia Torácica.

 

O cirurgião torácico atua essencialmente, quer no diagnóstico quer no tratamento cirúrgico das patologias torácicas, nas seguintes áreas: Pulmão, Pleura, Mediastino, Parede Torácica e Diafragma.

 

No hospital CUF Descobertas, mais de 50% da patologia pulmonar que necessita de cirurgia, é oncológica, pelo que a Unidade de Cirurgia Torácica trabalha em estreita colaboração com a Unidade de Oncologia, no tratamento multidisciplinar da Oncologia Torácica.

 

Com a evolução tecnológica que se verifica constantemente, faz com que a Unidade de Cirurgia Torácica do hospital CUF Descobertas, esteja em permanente atualização das diversas técnicas cirúrgicas, desde a abordagem clássica, às técnicas de cirurgia mini invasivas assistidas por vídeo ou endoscópicas - Videotoracoscopia.

 

A Unidade de Cirurgia Torácica, está a funcionar no hospital CUF Descobertas, desde Outubro 2002 e integra atualmente 3 cirurgiões torácicos.