Consulta Roncopatia e Apneia do Sono

A maior parte da população deveria despender de pelo menos 7 a 10 horas para dormir, consoante a idade. Não só a quantidade, mas sobretudo a qualidade do sono são fundamentais para um acordar descansado com a sensação de vitalidade para enfrentar o longo dia de trabalho. Influencia o desenvolvimento físico e mental nas crianças, podendo resultar em predisposição para a doença e hiperatividade quando o sono é disfuncional.

No adulto, além da fadiga, irritabilidade, dores de cabeça matinais, dificuldade na concentração e memória, as alterações do sono podem contribuir para depressão e diminuição da líbido. As alterações do sono, estão também, fortemente associadas a acidentes de viação.  

Quando o ressonar está associado à apneia, isto é, haver uma interrupção do fornecimento de oxigénio no organismo, podem surgir problemas cardiovasculares como hipertensão, enfarte cardíaco, acidentes vasculares cerebrais (“tromboses”), diabetes, etc.

É por conseguinte fundamental resolver estas situações não só pelas razões psico-sociais mas também pela prevenção das doenças mais graves que provoca.

A unidade de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas, dispõe de uma consulta específica de Roncopatia e apneia do sono que tem como objetivo detetar, analisar e tratar este tipo de situações.