Patologia Clínica
Áreas de Especialização


Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade

O Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade tem como âmbito o estudo e pesquisa dos autoanticorpos marcadores de doenças autoimunes sistémicas e específicas de órgão, com o objetivo de suportar o diagnóstico clínico assim como ajudar o prognóstico e monitorização terapêutica das mesmas patologias.

É um laboratório especializado em técnicas "gold standard", cumprindo recomendações, algoritmos e guidelines atualizados e que faculta aos colegas resultados com elevado valor preditivo positivo. Posicionamo-nos como consultores de medicina laboratorial, dos colegas clínicos, disponibilizando o nosso saber nesta área para podermos antecipar a identificação de patologias autoimunes.

 

Laboratório de Biologia e Patologia Moleculares

A Medicina de Excelência e Personalizada obriga a que a tecnologia laboratorial de 1ª linha responda em tempo útil e com alta especificidade às necessidades do doente. Neste núcleo laboratorial são utilizadas as mais recentes tecnologias ligadas com a genómica e a farmacogenómica que permitem a deteção, quantificação e genotipagem do DNA de vírus vários. São efetuadas pesquisas de alterações do DNA que determinam a expressão genética de alguns tumores, bem como de outras que determinam decisões terapêuticas individualizadas na senda da Medicina Personalizada que é a medicina do futuro que ora começa.

 

Laboratório Patologia Química

O Laboratório de Patologia Química é responsável pela vasta maioria dos parâmetros laboratoriais que permitem o diagnóstico ou monitorização de numerosas patologias.


Abrangendo áreas funcionais como: Bioquímica, Imunoserologia, Alergologia, Endocrinologia e estudo de biomarcadores tumorais, os doseamentos feitos no Laboratório de patologia química permitem identificar condições como por exemplo diabetes mellitus, fatores de risco para doenças coronárias, patologia hepática, doenças renais, alergia entre muitas outras.


Utilizando a tecnologia mais avançada e metodologias executadas segundo os padrões da mais elevada qualidade, garantimos a fiabilidade dos nossos resultados.


O Laboratório de Patologia Química surge como unidade diferenciadora em áreas como: Estudo do perfil lipídico e Dislipidémias, Estudo dos fatores de risco para doença coronária, Estudo alergológico e mais recentemente, no estudo do Perfil anti-aging.

 

Laboratório de Hematologia e Hemostase

Vocacionado para o rastreio e diagnóstico das doenças hematológicas relacionadas com o eritrócito (nomeadamente, anemias carenciais, hemolíticas e hemoglobinopatias), leucócitos e hemostase (nomeadamente, alterações quantitativas e qualitativas das plaquetas, alterações congénitas e adquiridas da coagulação, doença tromboembólica e doença hemorrágica).

 

Laboratório de Microbiologia e Micobacteriologia e Parasitologia Clínicas

O papel fundamental do Laboratório de Microbiologia prende-se com o diagnóstico e respetivo tratamento da doença infeciosa.

Tendo em vista este objetivo, o Laboratório de Microbiologia intenta conjugar a necessidade de resposta rápida e assertiva com as rigorosas normas de orientação técnica utilizadas, desde a colheita das amostras até à identificação e estudo da resistência dos agentes infeciosos aos antibióticos.
Neste sentido, o Laboratório de Microbiologia desenvolve duas valências fundamentais que acrescem à Bacteriologia Geral: a Micobacteriologia e a Parasitologia.

 

Na área de Micobacteriologia, o laboratório prima pela observação rigorosa das normas laboratoriais, no âmbito da: recuperação e identificação de micobactérias; assim como no uso de métodos rápidos para estabelecer o seu diagnóstico.


Na área da Parasitologia, o Laboratório de Microbiologia encontra-se vocacionado para a identificação e diferenciação de parasitas, quer em amostras intestinais, quer em amostras de origem extra intestinal, dos quais se destacam os protozoários intestinais, nematodos, cestodos, trematodos e parasitas do sangue.


No decurso da sua atividade, o Laboratório de Microbiologia dispõe de uma sólida equipa médica, experiente e altamente especializada, bem como, dos mais sofisticados meios tecnológicos do mercado.

 

Unidade Diagnóstico Pré Natal 

É uma unidade certificada pela Fetal Medicine Foundation, responsável pela execução dos parâmetros bioquímicos, free beta HCG, PAPP-A, PlGF e AFP, executados segundo os mais elevados padrões de qualidade, garantindo desse modo a fiabilidade dos resultados bioquímicos e permitindo a elaboração de Rastreio Pré-Natal Combinado de 1º trimestre e de 2º Trimestre com elevadas taxas de deteção e baixo número de falsos positivos.

 

O laboratório está vocacionado para responder aos médicos ecografistas certificados apenas com o envio de resultados bioquímicos, que lhes permitirão inserir em software certificado e facultar o risco à grávida no momento da ecografia, ou por outro lado, pode também ser o laboratório a executar os riscos combinados e facultá-los aos médicos Obstetras.

 

Unidade de Hemato-Oncologia laboratorial 

Orientada para o diagnóstico integrado (morfologia do sangue periférico e da medula óssea, imunofenotipagem e genética) das neoplasias hematológicas (nomeadamente, neoplasias mieloproliferativas, síndromas mielodisplásicas, neoplasias mieloproliferativas / mielodisplásicas, neoplasias de células linfoides maduras e leucemias agudas).

 

Núcleos de excelência

  • Diagnóstico Pré-Natal
  • Oncologia (HPV/PCA3)
  • Estudos das Dislipidémias
  • Doenças Autoimunes
  • Imunoalergologia (RAST/ISAC)
  • Hemato-oncologia
  • Infertilidade
  • Trombopatias
  • Vírus respiratórios
  • Estudo laboratorial de doenças da próstata