Radioterapia
Sintomas, Doenças e Tratamentos

 

  • Cancro da mama

  • Cancro do recto

  • Cancro da próstata

  • Linfedema

 

Tecnologia utilizada

Aceleradores

A Unidade dispõe de dois aceleradores lineares adequados para o tratamento das mais diversas situações de cancro, apetrechados com colimadores multilâminas e sistemas de verificação de última geração, permitindo, através da melhor qualidade das imagens obtidas, uma maior precisão na administração do tratamento.

Um dos equipamentos integra a mais recente inovação na área de imagem para localização em radioterapia (XVI: X-Ray Volumetric Imaging), com aquisição de imagens de qualidade similar às de TAC, possibilitando um detalhe inultrapassável na localização dos volumes de tratamento, permitindo tratamentos menos nocivos para os tecidos normais.

 

Planeamento

O planeamento dos tratamentos é efetuado através dum sistema de simulação virtual, sendo sempre usadas no planeamento e dosimetria dos tratamentos imagens de Tomografia Axial Computorizada (TAC).
Assim é possível a conformação mais adequada às diferentes situações, permitindo maximizar a probabilidade de controlo tumoral, minimizando em simultâneo os riscos de sequelas do tratamento.
Existe ainda a opção de fusão de imagem com TAC’s prévias, ressonância magnética (RMN) ou tomografia por emissão de positrões (PET), para maior precisão na delimitação de volumes para tratamento.

 

Dosimetria

As imagens de planeamento são processadas através de um sistema de dosimetria computorizada, recorrendo aos mais modernos algoritmos de cálculo, o que permite um maior controlo e precisão no cálculo de dose. Todo o processo interno de manipulação de informação clínica e técnica é assegurado por uma rede informática dedicada, capaz de transmitir dados e imagens, permitindo um fluxo de informação mais rápido ao mesmo tempo que minimiza o risco de erros na transcrição de informação, existente nos processos tradicionais.

Todos os procedimentos da Unidade são alvo de monitorização permanente de forma a garantir a realização de todas as tarefas em conformidade com o modelo de funcionamento proposto.