Urologia
Urologia

A Unidade de Urologia do hospital CUF Descobertas conta atualmente com cinco urologistas com larga experiência nos vários campos da urologia, apresentando alguns deles especial apetência para algumas áreas específicas do conhecimento urológico.

 

A Litotrícia Extra Corporal por Ondas de Choque (LEOC), a Litotrícia intra corporal (Electarohidraulica, Ultrasónica, Electropneumática e Laser), o Antigénio Específico Prostático (PSA), a Ecografia, especialmente a intra cavitária e de intervenção, a Videourodinâmica, Endoscopia flexível e Laparoscopia, a Cirurgia robotizada, material de prótese cada vez mais sofisticado, compatível e eficaz fazem da urologia uma especialidade altamente tecnológica e de atualização permanente.

 

Nas novas tecnologias, destaca-se os resultados da bráquiterapia e criocirurgia no tratamento do carcinoma de próstata, como uma técnica útil e eficaz em doentes selecionados, sendo provável que, nos próximos anos, se afirmem como mais uma técnica de tratamento na área da urologia.

 

A evolução que se tem verificado ao nível da cirurgia laparoscópica e robotizada, impondo-se como técnicas indispensáveis no tratamento de quase toda a patologia urológica, especialmente a renal e prostática radical, fazem com que os serviços de urologia se adaptem a esta nova era. São técnicas que exigem uma grande curva de aprendizagem. Ao longo destes últimos cinco anos tem-se dedicado especial atenção e investimento no desenvolvimento das técnicas cirúrgicas laparoscópicas, encontrando-se o hospital CUF Descobertas na linha da frente.


A Unidade desenvolve uma atividade clínica muito relevante com uma média anual de mais de 8.000 consultas e 700 cirurgias, sendo algumas delas de complexidade assinalável.