Urologia
Áreas de Especialização

 
Litíase

"As pedras do rim (cálculos) podem provocar uma cólica renal,  conhecido por ser uma das dores mais violentas do ser humano."

"A incidência dos cálculos aumentou dramaticamente nos últimos 20 anos. O risco de ter uma cólica durante o período de uma vida  é de 10-15% ."

" É uma doença com uma taxa de recorrência de 50% a 5-10 anos e de 75% a 20 anos. Estes índices de recorrência podem ser reduzidos 50% com dieta apropriada e pontualmente medicação"

*CurhanGC.Epidemiologyof stones diseases Urol. Clinic N Am 34; 287-93:2007

 

A litíase urinária é vulgarmente conhecida como pedras nos rins. Esta situação clínica tem um impacto grande no dia a dia do doente e seu trabalho. É necessário um diagnostico rápido e um plano de tratamento. Muitos cálculos são expulsos espontâneamente ou com ajuda de medicação mas é preciso atuar se houver dor mantida por obstrução do aparelho urinário ou sinais de infeção. 

Por último é necessário analisar os fatores de risco metabólico para limitar os riscos de formação futura de novos cálculos, o que é muito importante para a qualidade de vida destes doentes.

 

Técnicas utilizadas no Hospital CUF Descobertas para o tratamento da litíase: 

  • Litotricia Extracorporal que utiliza ondas de choque para fragmentação de cálculos
  • Ureterorrenoscopia flexível com litotrícia por laser para fragmentação de cáculos do alto aparelho urinário
  • Nefrolitoextração percutânea para remoção de cálculos do rim mais volumosos
  • Laser mais moderno do mercado “Moses” com uma eficácia de resolução 30% superior aos que existem atualmente .

 

No hospital CUF Descobertas existe um protocolo de tratamento integrado da litíase urinária, designado por Litíase 24, que permite uma abordagem rápida a doentes com esta patologia em coordenação com o serviço de Atendimento Permanente do hospital. 

 

A Cirurgia percutânea renal bem como a utilização de equipamento flexível, e a utilização de litotrícia intracorporal com laser, quer na litíase ureteral e mesmo renal múltipla de pequenas dimensões, são alguns exemplos desta abordagem diferenciadora da litíase.

 

O tratamento da litíase sintomática na grávida, também é uma área em que a Unidade de Urologia tem vindo a desenvolver experiência.

 

Incontinência feminina e masculina

A incontinência urinária feminina ou masculina tem um tratamento muito diferenciado na Unidade de Urologia do hospital CUF Descobertas.

Assim, a Unidade de Urologia foi dos primeiros grupos a corrigir de forma minimamente invasiva a incontinência urinária de esforço feminina ou masculina pós operatória e a aplicar o esfíncter artificial, dispondo para o efeito de um corpo médico, de enfermagem e auxiliar, treinado para o tratamento destas doenças.

 

No tratamento das bexigas neuropáticas, esta foi a Unidade que introduziu em Portugal a implantação de neuro-estimuladores, com bons resultados.


Na incontinência urinária por urgência, que não responde à medicação oral, a Unidade de Urologia do hospital é a única no país a utilizar a técnica de implante de neuromoduladores-interstim, com anestesia local e com bons resultados.

 

Cirurgia Urológica

 

Cirurgia Prostática

Na moderna cirurgia prostática a Unidade de Urologia dispõe de equipamento que permite realizar o que de mais moderno se pratica no mundo desenvolvido podendo destacar técnicas cirúrgicas como a ressecção trans-uretral bipolar e a cirurgia laser da próstata.

 

Cirurgia de Oncologia

Para o tratamento oncológico do doente, possui unidades, nomeadamente de radioterapia, oncologia médica e outras, que asseguram o tratamento integrado e total do doente oncológico.