Centro da Criança e do Adolescente

Centro da Criança e do Adolescente

O Hospital CUF Descobertas foi o primeiro hospital privado do país a organizar um serviço global na área pediátrica, ou seja, a disponibilizar serviço de atendimento permanente, internamento e consulta externa, tanto de pediatria geral como das diversas especialidades pediátricas.

 

A Maternidade é apoiada pela equipa de pediatria-neonatologia 24 sobre 24h: Unidade de Cuidados Especiais para o Recém-nascido (UCERN).

 

Em resumo, no Hospital CUF Descobertas prestamos cuidados pediátricos, médico-cirúrgicos, desde o nascimento até aos 17 anos, tanto em ambulatório como em internamento.

 

No Centro da Criança e do Adolescente, além da Pediatria Geral, os clientes têm à disposição todas as consultas das diversas especialidades pediátricas de que os seus filhos necessitam para uma saúde bem vigiada, sempre sob a responsabilidade de médicos experientes e prestigiados na pediatria nacional.

 

O aumento do movimento assistencial na área pediátrica implicou a diferenciação clínica, pelo que dentro do Centro foram criadas Unidades especializadas de que são exemplo a Unidade de Neurodesenvolvimento, Unidade de Medicina do Adolescente e Unidade de Pneumologia.

 

A qualidade e inovação da organização do Centro mereceu, em 2005, o Prémio Mais Valor da Fundação Maria Amélia de Mello.

 

Em 2009, a Ordem dos Médicos atribuiu idoneidade formativa para a formação de internos de pediatria médica. Desde essa altura temos contribuído para a formação de internos de pediatria. Somos o único hospital privado com esta idoneidade.

 

Desde 2010 que o Centro colabora com a Nova Medical School, no ensino pré-graduado de alunos de 4º e 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina.

 

A equipa de pediatria tem também desenvolvido uma atividade científica relevante, publicando artigos para pais, de que são exemplo os mais de 100 textos presentes no site do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, e também artigos científicos médicos em revistas pediatria, nacionais e internacionais.

 

Finalmente, pediatras da equipa publicaram três livros dirigidos a pais sobre diversos temas clínicos:  Perturbação da atenção, Nutrição e Adolescente.