Centro da Criança e do Adolescente

Atendimento Permanente Pediátrico

Família e médicos

O hospital CUF Descobertas foi o primeiro hospital privado do país a dispor de uma urgência pediátrica com capacidade de diagnóstico, tratamento e internamento, em tudo semelhante às urgências pediátricas dos hospitais públicos.

 

É um serviço de 24 sobre 24 horas, de porta aberta à rua e sem limitação de área geográfica, recebe qualquer tipo de patologia, desde a simples constipação à doença rara, e tem capacidade para tratar qualquer uma das situações.

 

Sendo um hospital pioneiro na pediatria, teve a preocupação de proporcionar confiança e qualidade clínica, pelo que as equipas de urgência são fixas, constituídas por dois a três pediatras residentes do hospital. As equipas completam-se com os prestadores de serviços, vulgarmente chamados tarefeiros, também eles colaboradores fixos.

 

As equipas conhecem-se, trabalham com protocolos clínicos comuns e a sua coesão transmite segurança aos pais. Para esta segurança, contribui também o registo clínico electrónico dos doentes.

 

A continuidade de cuidados prestados às crianças internadas é assegurada, porquanto são os mesmos pediatras que prestam serviço na urgência e no internamento.

 

Por outro lado, o facto de o hospital ter equipas dedicadas em todas as especialidades, permite celeridade de diagnóstico, logo, redução do tempo de internamento e da consequente ansiedade paternal. Neste serviço, a primazia é para o doente e sua família.  

 

Controlo de Exames Culturais no Atendimento Permanente Pediátrico

O seu filho foi à urgência e ficou com um exame cultural pendente, como por exemplo, urina ou fezes?

 

Os pediatras do hospital CUF Descobertas entrarão em contacto consigo no espaço de 72 horas, caso esses exames sejam positivos. No telefonema será informado do resultado da análise, o tratamento será ajustado, e sempre que indicado, será orientada para uma consulta de especialidade.

 

Quando os exames são negativos, os pais não serão contactados, mas podem sempre obter esse resultado no laboratório do hospital.

 

Com este serviço, o Centro da Criança do hospital CUF Descobertas pretende oferecer um serviço de qualidade, orientando pessoalmente os pais das crianças cujos exames pendentes são positivos e impliquem uma orientação clínica imediata sendo um elo de ligação aos pais, evitando dúvidas e incertezas.
 

 

Uso de Câmaras Expansoras no Atendimento Permanente Pediátrico

No Atendimento Permanente Pediátrico (APP) do Hospital CUF Descobertas, a administração de broncodilatadores é feita por inalador com câmara expansora, nos doentes com o diagnóstico de sibilância recorrente agudizada ou asma brônquica.

Os doentes portadores da uma câmara expansora devem trazê-la ao APP para administração de medicação inalada.

Saiba mais aqui.