Centro de Dermatologia

Fototerapia

O que é a fototerapia?

A fototerapia consiste na exposição controlada a baixas doses de radiação ultravioleta B ou a uma combinação de psoralenos orais e radiação ultravioleta A (habitualmente denominado por PUVA).

 

Para que é utilizada a fototerapia?

A fototerapia é um dos tratamentos mais utilizados no tratamento da psoríase. Esta terapêutica pode ser utilizada noutras doenças da pele como o vitiligo, a micose fungóide, alopécia areata e o eczema.

 

Como são programados os tratamentos de fototerapia?

Os tratamentos decorrerão de acordo com a prescrição do seu Dermatologista, 2 ou 3 vezes por semana, durante um período provável de 6 semanas.

 

Quais os efeitos secundários imediatos da fototerapia?

O prurido é o efeito dermatológico mais frequente da fototerapia, sendo habitualmente transitório. A secura da pele também é frequente e cede facilmente à aplicação de cremes hidratantes. Existem outros efeitos secundários imediatos possíveis, tais como, a queimadura da pele, a re-activação do herpes, o agravamento da acne e da rosácea, a ocorrência de reação inflamatória da córnea (se não se efetuar proteção ocular adequada), as tonturas, o inchaço dos pés e pernas, crises de falta de ar em doentes com antecedentes de asma, cefaleias e sintomatologia do tipo gripal. No caso da PUVA,

 

Quais os efeitos secundários tardios da fototerapia?

Dos efeitos cutâneos tardios, o mais relevante é o fotoenvelhecimento induzido pela radiação ultravioleta. Outro efeito secundário tardio da fototerapia é a indução de cataratas se não se efetuar proteção ocular adequada. Quando não são cumpridos os protocolos terapêuticos, a fototerapia, em particular a PUVA, pode estar associada ao aumento de risco de cancro da pele. Este efeito depende da dose de irradiação, da pigmentação da pele do doente, de terapêuticas prévias (radiação ionizante, quimioterapia, etc.) e da sobre-exposição solar anterior. Não deve ser ultrapassado o número máximo de 150 sessões de PUVAterapia, exceto quando não existe outra alternativa terapêutica adequada. A fototerapia com ultravioletas B da banda estreita parece condicionar menor risco carcinogénico que a PUVAterapia. O risco de cancro da pele da fototerapia com ultravioletas B de banda estreita não está estabelecido nos humanos.

 

A fototerapia pode ser efectuada durante a gravidez?

A fototerapia com radiação ultravioleta B pode ser usada sem restrições durante a gravidez. A PUVAterapia, por implicar a administração oral de psoralenos, está contraindicada durante a gravidez.

 

Quais os cuidados a ter antes de vir para o tratamento?

  • Certifique-se que lavou a sua pele cuidadosamente para remover qualquer produto que tenha aplicado. É especialmente importante que remova o excesso de cremes ou pomadas pelo risco de ocorrência de queimaduras durante o tratamento.
  • Não use perfumes, antitranspirantes, sprays ou cosméticos.
  • Não use adornos ou joias que poderão aquecer ficando danificados ou causarem-lhe queimaduras
  • Evite bebidas alcoólicas

 

O que deve fazer se sentir uma sensação de ardor ou de queimadura após uma sessão de tratamento de fototerapia?

À chegada para o tratamento, deve informar o Dermatologista ou o Enfermeiro sempre que sentir alguma sensação de ardor ou ficar com queimadura na sequência da sessão de tratamento anterior. Nesse caso o seu tratamento poderá ser adiado até a sua pele recuperar totalmente.

 

Devo ter algum cuidado com a roupa interior que uso durante os tratamentos?

Use o mesmo tipo de roupa interior durante todas as sessões de fototerapia para garantir que áreas de pele nunca expostas à radiação durante o tratamento o sejam subitamente numa sessão posterior. Áreas de pele delicadas, como os genitais masculinos, devem ser sempre protegidas durante as sessões de tratamento.

 

Posso expor-me ao Sol na praia ou utilizar solários durante o período do tratamento?

Não se exponha ao Sol na praia ou piscina e não utilize solários durante o período do tratamento para não influenciar o seu resultado e não aumentar o risco de queimaduras. Após as sessões de fototerapia, proteja a sua pele da radiação solar com vestuário adequado.

 

Quais as recomendações que devo seguir no caso de lhe terem sido prescritos tratamentos de PUVA?

Como parte do seu tratamento de PUVA, vai tomar comprimidos de psoralenos (8-MOP) 2 horas antes de cada sessão. Imediatamente após tomar os comprimidos, tem que colocar óculos protetores adequados porque os psoralenos tornam a retina mais sensível à radiação solar. Tem que manter os óculos sem interrupção até ao por-do-sol no dia do tratamento. Deve trazer os seus óculos escuros na primeira consulta para que se verifique se são eficazes na proteção contra a radiação ultravioleta A e B. Os psoralenos orais podem causar náuseas e vómitos. Estes efeitos secundários podem ser evitados pela ingestão simultânea de alimentos (ex. banana). Esta informação não se aplica aos doentes submetidos a psoralenos tópicos (ex. mãos e pés)