Centro de Oncologia

Outros Serviços

 

Hospital de Dia

O Hospital de Dia é o centro das atividades em oncologia e hematologia. É um espaço amplo e agradável que funciona das 8 às 18 horas diariamente (dias úteis) garantindo assistência integral a doentes ambulatórios, não sendo apenas uma zona de tratamento. Isto significa que além de executar tratamentos funciona como urgência especializada dos doentes que acorrem ao hospital nas horas normais de funcionamento, que presta atos diagnósticos e prepara os doentes para atos diagnósticos ou cirúrgicos noutras unidades, que presta cuidados paliativos e acompanha doentes e famílias após conclusão de tratamentos.

O Hospital de Dia dispõe de 8 postos de tratamento (6 em cadeirão em sala aberta e 2 em cama em quarto individual) e mais 2 camas para assistência a doentes urgentes ou em trânsito para internamento, assistidos por uma equipa de experientes enfermeiros. Dispõe de uma equipa administrativa dedicada e de auxiliares de ação médica, e recorre sempre que necessário a outros técnicos (nutrição, fisioterapia, etc).

 

Enfermagem Oncológica

A equipa de enfermagem especializada em oncologia e hematologia é a marca distintiva do Hospital de Dia. A aquisição de conhecimentos e a prática nesta área têm de ser consolidadas ao longo de ano em serviços e hospitais de grande volume de doentes. Toda a nossa equipa responde a estas exigências e todos os enfermeiros têm mais de 10 anos de trabalho dedicado a esta patologia, garantindo o rigor na execução dos tratamentos, a segurança para os doentes, a disponibilidade humana na relação com doente e família, a empatia nos momentos de sofrimento.

 

Tratamentos

No Hospital de Dia são executados todo o tipo de tratamentos dirigidos à patologia oncológica e hematológica. Na doença oncológica predomina a quimioterapia citostática por via intra venosa, a quimioterapia intra cavitária (bexiga) ou intra tecal. Na doença hematológica predomina a quimioterapia citostática intra venosa, a terapêutica transfusional e a administração de ferro por via intra venosa. Para além destes são executados tratamentos sintomáticos (controlo de sintomas das doenças, de complicações de tratamentos) e tratamentos paliativos que carecem de preparação ou administração em meio hospitalar. São ainda fornecidos medicamentos orais (citostáticos ou outros) estando a cargo do Hospital de Dia a vigilância do seu cumprimento, o ensino ao doente, o suporte de complicações.

 

Meios de diagnóstico

Todos os doentes de oncologia e hematologia têm os seus atos de diagnóstico centrados no Hospital de Dia e por este coordenados, constituindo uma mais-valia para doentes em termos de marcações, deslocações, desconforto de picadas, segurança e economia de tempo. Assim o doente faz colheita de sangue para análises e fica de imediato preparado para a execução de tratamentos injetáveis, é transportado para exames de imagem ou endoscópicos, faz atos cirúrgicos ou biopsias, vai a consultas de especialidade ou transita para internamento sempre acompanhado pela equipa de Hospital de Dia. O leque de exames de diagnóstico a fornecer ao doente é ilimitado, sejam eles realizados no hospital CUF Descobertas ou sendo a colheita feita no mesmo hospital para posterior envio para o exterior.
No Hospital de Dia são ainda feitas técnicas de diagnóstico como aspiração de medula óssea (mielograma), biopsia medular, punções lombares, paracentese, drenagem pleural.

 

Atendimento não programado

Denominamos por atendimento não programado a “urgência” prestada no Hospital de Dia (no seu período de funcionamento) aos doentes em tratamento na unidade, ou vindos de outros locais, e que surgem com sintomas ou complicações da doença ou do tratamento. Esta assistência na urgência permite maior celeridade na resposta, permite retirar o doente de serviços de urgência e garantir maior eficácia no diagnóstico e tratamento do problema.

Para além desta assistência presencial é prestada assistência e orientação a doentes por telefone (telefone geral da unidade e telefone dedicado de enfermeiros) e por correio eletrónico; destes contactos resulta frequentemente a perceção da necessidade ou não de vinda ao hospital, garantindo mais uma vez uma deteção precoce de complicações e a sua resolução.

 

Cuidados paliativos

A prestação de cuidados paliativos – entendidos como o conjunto de medidas que visam melhorar a experiência do doente e família no decurso da doença e não apenas a intervenção em fases terminais – é uma obrigação da equipa médica e de enfermagem da Oncologia e Hospital de Dia do hospital CUF Descobertas. A equipa integra elementos com formação neste sector de conhecimento e com prática de anos, em meio hospitalar e em ambulatório, em cuidados paliativos.
 

A uma consulta de cuidados paliativos juntam-se a assistência em Hospital de Dia para medidas paliativas, os cuidados paliativos prestados em internamento no hospital CUF Descobertas e os cuidados prestados no domicílio.