Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

As doenças e traumatismo do ombro e do cotovelo são das patologias mais frequentes em Ortopedia. Uma maior esperança de vida, com qualidade, levou ao surgimento de novos desafios de diagnóstico e tratamento nesta área.

O advento da artroscopia aplicada ao ombro há cerca de vinte e cinco anos e, posteriormente ao cotovelo, permitiram melhorar muito a capacidade de diagnóstico e o tratamento dos problemas destas articulações levando a uma melhoria muito significativa dos resultados.

Os elementos desta Unidade fizeram a formação em prestigiados centros internacionais e ao longo dos anos foram melhorando as suas capacidades de diagnóstico e tratamento.

A atividade desenvolvida reparte-se atualmente pela consulta, cirurgia, atividade científica e formação de colegas mais novos através do programa de “Fellowships”.

De referir que dentro da atividade cirúrgica é utilizada, em 80% dos casos, a via artroscópica, minimamente invasiva, sendo realizadas as técnicas mais avançadas de tratamento do síndrome de conflito (tendinite do ombro) de reparação das roturas da coifa dos rotadores, do tratamento da luxação recidivante do ombro e das lesões de “SLAP”, da capsulite adesiva ou “ombro congelado e de calcificações. No cotovelo, problemas como a rigidez ou as epicondilites são também por nós resolvidos por artroscopia. Para o tratamento da artrose do ombro e das fraturas a cirurgia por via aberta é no entanto atualmente a única opção, sendo utilizadas por este núcleo as técnicas de tratamento cirúrgico mais avançadas e com resultados confirmados.

O trabalho desenvolvido pelos elementos do núcleo do ombro e cotovelo é reconhecido a nível nacional e internacional, sendo estes revisores das principais revistas da especialidade, membros da Direcção de sociedades internacionais prestigiadas e frequentemente convidados para partilhar o seu conhecimento quer através de capítulos de livros, de apresentações de temas em congressos nacionais e internacionais, bem como para organizar ou participar em jornadas de treino de cirurgia para cirurgiões menos experientes.

A Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Descobertas constitui uma equipa que tem, pela sua experiência neste campo, todos os instrumentos para um diagnóstico correto dos problemas do ombro e cotovelo, a capacidade de delinear o melhor protocolo de tratamento e se necessário executar o procedimento cirúrgico de acordo com os padrões técnicos mais atuais, alicerçados em bases científicas sólidas visando melhorar a qualidade de vida do doente.