Unidade de Cuidados Especiais ao Recém Nascido

Unidade de Cuidados Especiais ao Recém Nascido

Nesta Unidade ficam internados os recém-nascidos que pela sua situação clínica necessitem de cuidados especiais: recém-nascidos pré-termo ou recém-nascidos que, sendo de termo, apresentem patologia que requeira cuidados especiais ou intensivos no período neonatal.

 

Como ser frágil que é, particularmente se for pré-termo, o recém-nascido tem uma maior sensibilidade ao frio, podendo necessitar de estar numa incubadora para se aquecer. Poderá igualmente necessitar de ajuda para respirar e/ou se alimentar, justificando uma monitorização cardio-respiratória contínua. Assim, o bebé estará ligado a muitos fios e aparelhos, que tornam o ambiente que o rodeia um pouco intimidante para os pais, mas que em caso algum magoam o vosso filho.

 

Quanto à presença dos pais na Unidade é de toda a importância para estreitamento dos laços afectivos, complemento influenciador na sua recuperação e desenvolvimento.
É essencial que acariciem o bebé contudo, porque tem menos defesas para as infeções, devem lavar bem as mãos previamente.

 

Localização - Situa-se no 2º piso da Maternidade, anexa ao bloco operatório e sala de partos.

 

Nº de Vagas e equipamento – Tem 5 incubadoras e 3 berços. A Unidade está equipada com ventiladores, Infant Flow, monitores cardio-respiratórios e todo o outro material necessário para prestar cuidados diferenciados a recém-nascidos doentes. Na UCERN também se realiza ventilação de alta frequência e ventilação com óxido de nítrico.