Unidade de Neurodesenvolvimento

Áreas de Especialização

Pediatria do Desenvolvimento

Nesta consulta procede-se à avaliação e vigilância do desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes que apresentem fatores de risco biopsicossocial ou suspeita de dificuldades a este nível, incluindo dificuldades escolares e perturbações do comportamento.
Funciona em integração com diversas valências do Centro da Criança, no sentido de estabelecer estratégias que promovam uma evolução favorável, tendo em conta as áreas fortes da criança e da família.

 

Consulta do Sono

A necessidade desta consulta emerge da elevada frequência das perturbações do sono em bebés e crianças mais velhas, com impacto também na qualidade de vida da família. Procura estabelecer hábitos e padrões de sono saudáveis tendo em conta o contexto e as necessidades individuais da criança.

 

Neurologia Pediátrica

Dedica-se à avaliação e tratamento das doenças dos sistemas nervoso e muscular da criança e ao acompanhamento das perturbações do funcionamento cerebral, numa idade em que este tem um lugar central no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.

 

Pedopsiquiatria

Aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolescentes, em articulação com as famílias.

Na primeira consulta de Pedopsiquiatria apenas os pais devem estar presentes.

 

Medicina Física e Reabilitação

Área que intervém no tratamento da criança com patologia congénita ou adquirida do foro músculo-esquelético e neurológico, incluindo as perturbações do desenvolvimento motor.

 

Consulta de Genética

Nesta consulta é orientada a investigação de causas genéticas das doenças bem como a determinação do risco futuro de recorrência.

 

Psicologia

Acompanha a criança e o adolescente que necessite de avaliação psicológica, podendo desenvolver um processo de psicoterapia de curta duração. Na vertente educacional, dedica-se à avaliação, diagnóstico e intervenção de crianças e jovens considerando as suas competências intelectuais, afetivas e sociais. Destacam-se áreas relevantes como a aprendizagem, o comportamento, a integração social, assim como a avaliação de competências pré-escolares necessárias para a entrada do 1º ciclo e a orientação vocacional.

 

Educação Especial e Reabilitação / Psicomotricidade

Esta área visa o enriquecimento funcional da criança com atraso de desenvolvimento, deficiência visual, auditiva ou motora, ou ainda com necessidade intervenção precoce para a estimulação global ou específica do desenvolvimento.

 

Terapia da Fala

Esta área atua no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento de todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita e ainda das alterações das funções auditiva, respiratórias, da mastigação, deglutição e voz.

 

Treino de Competências Sociais

Desenvolvidas em grupo, estas sessões têm o objetivo de melhorar a comunicação e interação social das crianças com os seus pares, de forma estruturada, em ambiente lúdico, recorrendo a diversas técnicas de expressão corporal.