Unidade de Medicina do Sono

Sintomas, Doenças e Tratamentos

1.Ressonar

Som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe.


O ressonar pode estar relacionado com doenças das vias aéreas superiores como rinite e/ou sinusite ou ser um dos sinais de alerta para outra patologia como Síndrome de Apneia do Sono. É muitas das vezes o motivo de consulta associado a pausas na respiração durante o sono e a sonolência excessiva durante o dia.

Para esclarecer este sintoma poderá marcar Consulta de Roncopatia e Apneia do Sono - Otorrinolaringologia ou Consulta de Pneumologia - Sono para uma avaliação clínica e realização de exames complementares para adequar o melhor tratamento.

 

 

2. Pausas na respiração durante o sono e ressonar: Apneia Obstrutiva do Sono?

Na Síndrome de Apneia do Sono os principais sintomas são sonolência excessiva durante o dia associado a ressonar e pausas respiratórias durante o sono.


Na síndrome de apneia obstrutiva do sono, uma das doenças do sono mais frequentes, os doentes (e por vezes os seus cônjuges) relatam noites agitadas, com pausas respiratórias seguidas de ressonar elevado, respiração irregular e engasgamentos noturnos.


Como consequência de um sono não reparador, os doentes sentem frequentemente cansaço ao acordar, sonolência diurna excessiva (que acontece muitas vezes durante o exercício da sua profissão ou durante a condução), alteração da memória e concentração e por vezes diminuição da libido. A sonolência diurna exagerada pode ter consequências graves, relacionando-se com aumento de acidentes de trabalho e acidentes de viação.

Para esclarecer estes sintomas poderá agendar Consulta de Sono – Pneumologia de modo a programar os exames complementares de diagnóstico mais adequados a cada caso e a adequar o melhor tratamento.

 

 

3. Insónia

Dificuldade em iniciar e/ou manter o sono.

A insónia afeta 30-45% da população adulta, está relacionada com taxas mais elevadas de ansiedade e depressão e podem estar associadas a várias condições médicas, entre elas, a síndrome de apneia obstrutiva do sono. A Consulta de Sono - Psiquiatria tem como objetivo, após exclusão das causas médicas, identificar e tratar as causas psiquiátricas das perturbações do sono.

 


4. Narcolepsia

Distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva diurna e noturna.


Existem algumas doenças que se manifestam primariamente por uma sonolência muito marcada, muitas vezes com períodos muito prolongados de sono durante o dia. Estas doenças são provocadas por disfunções cerebrais nas áreas do cérebro que controlam o sono e a vigília.

A narcolepsia é um dos exemplos destas doenças. Estas doenças e outras causas de hipersónia (sonolência excessiva) que apresentam um impacto significativo na qualidade de vida e na capacidade de desempenho das atividades diárias. A avaliação detalhada em Consulta de Patologia do Sono- Neurologia determina qual o exame mais adequado a cada caso de forma a propor um tratamento adequado.

 

 

5. Síndroma das Pernas Inquietas

Sensação de desconforto nas pernas, não dolorosa, acompanhada de uma vontade irresistível de as mexer. É desencadeado em repouso e os sintomas diminuem ao mover os membros inferiores.

A síndroma de pernas inquietas é uma patologia de sono muito prevalente, que pode causar grande incapacidade. Nesta patologia podem surgir insónia e sono fragmentado e superficial pode ser secundário a causado por movimentos repetitivos, involuntários dos membros inferiores. A avaliação detalhada em  Consulta de Patologia do Sono - Neurologia determina qual o exame mais adequado a cada caso de forma a propor um tratamento adequado.

 

6. Ranger os dentes durante a noite – Bruxismo?

Caracteriza-se por episódios de ranger os dentes ou apertar de dentes que pode acontecer em qualquer altura do dia. O bruxismo do sono é considerado um distúrbio do movimento do sono.


O bruxismo é frequentemente subestimado e o médico dentista tem uma posição privilegiada para a sinalização desta patologia e para orientação e tratamento da mesma através de uma série de terapêuticas desde a goteira estabilização noturna passando por outras técnicas complementares. O Bruxismo pode associar-se a outras patologias do sono, nomeadamente apneia do sono e um dentista devidamente treinado tem a possibilidade de rastrear e realizar o tratamento da roncopatia e apneia do sono. A Consulta de Medicina Dentária – Sono é a consulta indicada para o diagnóstico e tratamento desta patologia.