Diabetes em idade pediátrica

Sabia que a diabetes tem surgido em idades cada vez mais precoces?
Publicado por: Ana Cristina Monteiro em
Tags: consulta de endocrinologia pediátrica , descompensações , diabetes , diabetes tipo 1 , diabetes tipo 2

A incidência da diabetes em idade pediátrica tem aumentado nos últimos anos e surgido em idades mais precoces.

A forma mais frequente nesta faixa etária é a diabetes tipo 1 ou insulinodependente, uma doença autoimune que surge porque o pâncreas deixa de produzir insulina, exigindo a administração exógena desta para toda a vida.

 

Necessidade de um acompanhamento multidisciplinar

A necessidade de manter os valores de glicemia o mais normais possíveis, de evitar as complicações agudas e de prevenir as complicações crónicas leva a que estas crianças e jovens tenham um acompanhamento multidisciplinar.

Pela cronicidade e complexidade da doença, as consultas de especialidade de diabetes (existem consultas de endocrinologia pediátrica nas quais as crianças podem ser acompanhadas), de enfermagem, de nutrição e de psicologia são complementares no acompanhamento da doença.

Também é essencial que a comunidade escolar esteja informada sobre a doença e o que deve fazer caso ocorram pequenas descompensações quando a criança estiver na escola.

 

Diabetes tipo 2

Por sua vez, a diabetes tipo 2 tem surgido em associação com a obesidade infantil e também ela tem aumentado. Esta forma de diabetes tem a possibilidade de ser prevenida através de estilos de vida mais saudáveis, nomeadamente a nível da alimentação e da prática de exercício físico bem como no controlo do peso.