O sono do (seu) bebé

A importância do sono para o bebé e conselhos para os pais estabelecerem rotinas
Publicado por: CUF em
Tags: padrões de sono , síndrome de morte súbita , sono , sono do bebé , sonolência
sono bebé

Por norma, os bebés dormem muito tempo, chegando a dormir 18 horas por dia. Dormem por períodos de sono curtos (de três a quatro horas), sem ritmo circadiano, não distinguindo o dia da noite.

Cada bebé tem o seu padrão de sono, dependendo do seu temperamento e do ambiente que o envolve. Enquanto dorme, cresce e constrói a sua inteligência, produz hormonas de crescimento, ativa a sua memória e as suas capacidades de aprendizagem. É importante, por isso, respeitar o seu ritmo de sono.

À medida que o bebé cresce, os seus padrões de sono mudam e ele adapta os seus ciclos de sono aos dos pais.
Abaixo, tudo o que deve saber para que o seu bebé tenha um sono tranquilo e saudável.  

Quarto dos pais Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido deve dormir no quarto dos pais. Esta divisão deve ser arejada, estar livre de objetos que acumulem pó e ter luz natural.

Temperatura A temperatura média do quarto deve situar-se entre os 18 e 20º C.

Posição O bebé deve ser sempre deitado de costas na sua cama com a cabeça lateralizada. Os pais devem ir alternando entre o lado esquerdo e para o lado direito.

Não dormir com os pais É desaconselhado que o bebé durma na cama dos pais pelo risco de asfixia e de Síndrome de Morte Súbita Infantil.

 

Rotinas para estabelecer padrões de sono

Durante o dia:

  • Manter a iluminação natural e os ruídos normais da casa.
  • Ajustar o seu ritmo ao ritmo do bebé.
  • Não interferir nos padrões de sono mantendo o bebé  acordado - mantê-lo mais tempo acordado durante o dia, não faz com que durma mais e melhor durante a noite. 

À noite

  • Manter apenas uma luz de presença e interagir com o bebé de forma calma, apenas para alimentá-lo e mudar a fralda.
  • Não responder de imediato se o bebé se mexer, pois pode estar a sonhar.
  • Criar uma rotina. Ao fazer as coisas da mesma forma todas as noites, sensivelmente à mesma hora, ajuda o bebé a perceber que está na hora de dormir.
  • Não adormecer o bebé ao colo, deitá-lo quando estiver sonolento mas ainda acordado. Isto vai ajudá-lo a aprender a adormecer sozinho, sem ter de ser embalado ou amamentado.