Hospital CUF Descobertas recebe Hospital da Bonecada

hospital-da-bonecadaDirigida a crianças entre os 3 e os 13 anos, a iniciativa organizada pela Bayer, CUF e Universidade NOVA de Lisboa, pretende familiarizar os mais jovens com o ambiente dos serviços de saúde, reduzindo os receios associados às idas ao hospital

 

Uma ida ao hospital não deve ser um drama para crianças e pais. Para desmistificar os cuidados de saúde no hospital e familiarizar os mais pequenos com os profissionais de saúde e os vários procedimentos médicos, que muitas vezes dão origem ao “medo da bata branca”, o Hospital CUF Descobertas vai abrir portas ao “Hospital da Bonecada” nos dias 9 e 10 de dezembro, entre as 9h00 e as 18h00.

 

“Hospital da Bonecada” é uma iniciativa da Associação de Estudantes da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, na qual participam voluntariamente alunos dos Cursos de Medicina da NOVA, alunos de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa e alunos de Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, que recriam um “hospital de faz de conta” onde as crianças podem levar os seus bonecos “doentes” para serem tratados.

 

Em parceria com o Hospital CUF Descobertas e com alguns dos seus serviços, nos dias 9 e 10 de dezembro, no espaço da Recepção Central do hospital, será recriado um hospital-modelo com consultórios médicos, gabinetes de enfermagem, sala de análises clínicas e sala de imagem médica. De uma forma lúdica e pedagógica, os estudantes da área de saúde vão acompanhar e promover o tratamento dos bonecos, explicando as respetivas fases às crianças que os acompanham. Além desta atividade, terão lugar workshops de formação de Suporte Básico de Vida para crianças às 10h00 e às 15h00, quer no sábado, quer no domingo. A participação é totalmente gratuita.

Esta iniciativa conta com a parceria do Centro Colombo e o patrocínio da Bayer, Ageas Seguros, Nenuco, Saborosa, Farmácias Holon, Mundipharma, Corine de Farme, Biosurfit, Santander, entre outros.

 

Mais sobre o "Hospital da Bonecada" aqui