Robô “Viva” visita Hospital CUF Descobertas

A terceira edição da Lisboa Robotics Talk terá lugar no dia 11 de dezembro, no Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, que lidera o Cluster da Robótica de Lisboa, em conjunto com o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e a Sociedade Portuguesa de Robótica.

 

Esta iniciativa tem como objetivo reunir os intervenientes desta área, contribuindo para o desenvolvimento e a promoção da robótica na cidade de Lisboa. O Centro do Conhecimento acolhe esta conferência, reforçando a estratégia de aposta na inovação e de investimento na área da robótica da José de Mello Saúde, evidenciada com sucesso na cirurgia de remoção de nódulos da tiróide por cirurgia robóticalevada a cabo pelos cirurgiões Carlos Leichsenring e Nuno Pinheiro, do Hospital CUF Descobertas em parceria com o Professor Menno Vriens, do Centro Médico e Universitário de Utrecht, da Holanda. Inscrições aqui

 

Antecipando alguns dos temas que vão ser debatidos no evento, o Hospital CUF Descobertas recebeu uma visita muito especial no passado dia 26 de novembro: o "Viva", robô que habita no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações), fez uma visita ao Hospital contribuindo assim para a reflexão sobre a possibilidade e a funcionalidade de existirem robôs em contexto hospitalar.

 

Se não teve oportunidade de conhecer o “Viva”, não se preocupe, no dia da conferência o robô regressará ao Hospital CUF Descobertas!

 

Robo Viva

Créditos: Manuel Brito / CML

Robo Viva

Créditos: Manuel Brito / CML