Imagiologia
Áreas de Especialização

Tomografia Computorizada (TC)

Esta área está dotada de dois equipamentos de tomografia computorizada multicorte, de 16 e 64 cortes.

 

O equipamento de 16 cortes realiza todo o tipo de exames de Tomografia Computorizada, especialmente dedicado à realização de exames de neurorradiologia e exames de intervenção.

 

O equipamento de 64 cortes é especialmente dedicado a exames angiográficos e à realização de exames de colonoscopia virtual. Este equipamento permite a redução de radiação entre 40% a 70% pondo à sua disposição as mais avançadas tecnologias na obtenção de imagens de elevada qualidade de diagnostico com níveis de dose (RX) bastante reduzidos.

 

A apoiar a realização de exames de Tomografia Computorizada, a Unidade de Imagiologia está dotada de equipamentos de pós-processamento, que permitem a reconstrução de imagens de elevado grau de importância na identificação e no tratamento de doenças associadas, bem como no planeamento de intervenções intra-operatórias.

 

A vasta experiência do Centro do Coração do hospital contribui para que na Unidade de Imagiologia se efectuem exames como o angio-TC coronário e cardíaco. Nesta área a Unidade de Imagiologia oferece também um serviço diferenciador, com níveis de dose de radiação absorvida, muito reduzidos, com um ganho que varia entre os 40% e os 70%, dependendo do objectivo do exame.

 

Radiologia Mamária

Dispõe de um Mamógrafo Digital Directo de última geração, que permite a realização de intervenções por estereotáxia.

 

O Unidade de Imagiologia está dotada de capacidade e meios, que permitem uma articulação com a equipa da Unidade de senologia do hospital, na detecção precoce e no tratamento da patologia mamária. Destacamos os exames de intervenção em patologia mamária como as biopsias, galactografias, colocação de arpões e quistografia gasosa.

 

 

Radiologia Convencional

Realização de exames de radiologia convencional, digital, apoio na realização de exames do tracto digestivo e aparelho urinário. 

 

Ecografia, Eco-Doppler

Nos estudos ecográficos estão disponíveis ecógrafos de última geração, que permitem a realização de eco 3D e 4D.

Na valência de ecografia contamos com a vasta experiência de uma equipa de médicos radiologistas, que apoiam estudos na área músculo-esqueléticas, sistema genito-urinário, eco-doppler, arterial e venoso, estudos abdominais, renais e da cavidade pélvica, com obtenção precoce de diagnósticos.

 

Ressonância Magnética

Os exames de Ressonância Magnética, são realizados num equipamento de 1.5 Tesla, com elevada potência de gradientes, que permite a obtenção de imagens de elevada qualidade e grau de detalhe superior, dando ao médico assistente a informação necessária para um tratamento ou intervenção segura e eficaz.

 

Na realização de exames músculo-esqueléticos, hepáticos, sistema biliar (colangio-RM) e genericamente da cavidade abdominal e pélvica, obtêm-se imagens de elevado grau de diferenciação, o que permite uma relação muito próxima no apoio às especialidades médico-cirúrgicas.

 

Na obtenção de imagens na área das neurociências, são realizados todo o tipo de exames do Sistema Nervoso Central e neuro-eixo com protocolos estabelecidos que permitem estudos detalhados de toda a área neurológica.

São ainda executados procedimentos mais específicos, com protocolos de neuro-navegação, estabelecidos com as equipas de neurocirurgia e protocolos para realização de GammaKnife, técnica de radiocirurgia de vanguarda acessível no hospital CUF Infante Santo.

 

Na área da Ressonância Magnética mamária contamos com o apoio de profissionais experientes que trabalham em articulação com a equipa de senologia do hospital.

 

A vasta experiência na área da cardiologia permite que sejam também realizadas Ressonâncias Magnéticas cardíacas. 

 

Horário

2ª a 6ª feira | 8h00 às 21h00

sábado | 8h00 às 19h00

domingo | 9h00 às 18h00

 

Angiografia Digital

O hospital CUF Infante Santo está equipado com um angiógrafo digital, de última geração, que se destina a apoiar a realização de exames de diagnóstico e/ou tratamento, nas áreas da neurorradiologia, angiografia abdominal, renal, hepática e dos membros inferiores e cardíaca.

 

Nesta área de destacar aspectos como o facto do hospital CUF Infante Santo ser dos poucos no País, habilitados a realizar dacriocistografias ou estudo radiologico das vias lacrimais.

 

Também existe uma ampla experiência na realização de exames de diagnóstico e de intervenção terapêutica na área da neurorradiologia como a colocação de stents, tratamento de aneurismas, malformações vasculares e epistaxis.

 

No âmbito da angiografia abdominal, pélvica e dos membros inferiores são efectuados procedimentos de diagnóstico e tratamento endovasculares e hepato-biliares.

 

Osteodensitometria Óssea

O hospital CUF Infante Santo está equipado com equipamento para a realização de exames de densitometria óssea, para detecção precoce de osteoporose. Está ainda dotado de software de análise que permite definir valores de densidade óssea que avaliam o risco de fractura, principalmente no colo do fémur.