Pneumologia
Sintomas, Doenças e Tratamentos

Cancro do pulmão

Primeira causa de morte em Portugal por cancro. A equipa de pneumologia trabalha em estreita colaboração com a Cirurgia Torácica, Imagiologia e Oncologia Médica, recomendando o melhor tratamento para cada caso. As opções de tratamento incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação destes tratamentos. A opção terapêutica depende do tipo histológico, estadiamento da doença e do estado geral de saúde do doente.
 
Na obstrução central das vias aéreas é oferecida a possibilidade de executar terapêutica endoscópica de intervenção.
 
O tratamento paliativo é igualmente um fator importante na abordagem geral dos doentes com cancro do pulmão.

 

Patologia da Pleura

O derrame pleural e o pneumotórax são uma manifestação comum de múltiplas doenças, que exigem uma correta abordagem diagnóstica e terapêutica.

 

Infeções respiratórias

Infeções traqueobrônquicas, pneumonias, infeções respiratórias em doentes imunocomprometidos e tuberculose são as patologias infeciosas mais frequentes que impõem um diagnóstico e tratamento apropriados.

 

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença de elevada prevalência em Portugal. O diagnóstico precoce e a instituição de uma terapêutica adequada contribuem para modificar a história natural da doença.

 

Asma

A grande maioria dos doentes com asma não estão controlados e apresentam limitações significativas na sua vida diária. Um tratamento adequado permitirá o controlo da doença resultando numa melhoria da qualidade de vida.

 

Insuficiência respiratória crónica

Diagnóstico da causa de insuficiência respiratória e avaliação da necessidade de oxigenoterapia domiciliária.

 

Desabituação tabágica

O tabagismo constitui causa importante de doença e mortalidade. Na consulta de desabituação tabágica são oferecidos os tratamentos de acordo com avaliação diagnóstica do tipo e nível de dependência física e comportamental, em colaboração com Psicologia e aconselhamento nutricional.

 

Síndrome de apneia obstrutiva do sono

O correto diagnóstico e tratamento proporcionam uma importante melhoria da qualidade de vida com diminuição dos riscos cardio e cerebrovasculares. (saiba mais)

 

 

O cancro do pulmão, as infeções respiratórias, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a asma e o síndrome de apneia obstrutiva do sono, são doenças que podem ser minimizadas por um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.