Centro de Gastrenterologia

Ensino de gastrenterologia no hospital CUF Infante Santo

 

A partir do ano lectivo 2012/2013, o hospital CUF Infante Santo incorpora a regência do ensino de Gastrenterologia, integrada na unidade curricular de Medicina II, uma das disciplinas do plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina ministrado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

 

O Prof. Doutor Jorge Canena, gastrenterologista do hospital CUF Infante Santo, responsável pelo ensino desta área da unidade curricular refere ser «fundamental que o ensino universitário entre nas instituições privadas, em especial nas unidades de excelência que procuram disponibilizar aos seus doentes o melhor que a medicina pode oferecer, mas também a credibilidade científica e a participação na formação médica». 

 

O ensino prático de gastrenterologia decorre, todos os dias, organizado num sistema rotativo de blocos semanais de grupos de 5-10 alunos, em dois locais do hospital CUF Infante Santo. Nas instalações do Piso 3, onde os alunos encontram disponíveis todas as facilidades de instalações e meios audiovisuais, e no moderno Centro de Gastrenterologia da unidade hospitalar. Este Centro, dirigido pelo Dr. Manuel Liberato e inaugurado em 2006, foi recentemente adaptado, de forma a poder receber os alunos da FCM.