Centro Gamma Knife

Centro Gamma Knife

O Centro Gamma Knife é uma unidade independente que opera no hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, e se integra no conceito de Centros de Excelência da José de Mello Saúde.

 

Dotado do mais avançado equipamento de radiocirurgia estereotáxica, o LEKSELL Gamma Knife Perfexion da Elekta, e de um corpo clínico altamente especializado, beneficia, ainda, dos meios de diagnóstico de imagem e serviços do Hospital.

O Centro Gamma Knife está vocacionado para tratar doentes de todo o país e do estrangeiro, em estreita colaboração com os seus médicos assistentes e outras instituições de saúde.

 

O tratamento Gamma Knife, também conhecido como radiocirurgia estereotáxica Gamma Knife, é um método não invasivo para tratar lesões no cérebro, cabeça e pescoço. Consiste na aplicação única de uma alta dose de radiação a pequenos volumes, poupando estruturas nobres/críticas. Esta aplicação é feita sem qualquer incisão na pele ou caixa craniana e é indolor.

O risco de complicações, quando comparado com o de uma cirurgia tradicional, é menor e os efeitos secundários para o doente são muito atenuados. O tratamento é feito numa única sessão e o tempo de convalescença é extremamente curto.

 

Até esta data, mais de 500.000 pacientes do mundo inteiro foram sujeitos a radiocirurgia Gamma Knife e, em cada ano, cerca de 50.000 beneficiam deste método de tratamento. Quando disponível e aplicável é o método preferido pelos doentes.