Unidade do Sono

Unidade do Sono

A função do sono é um tema amplamente discutido e para a qual existem várias teorias. É consensual que tem funções de reparação, conservação e aprendizagem. Durante o sono são eliminados agentes tóxicos e reparados os seus efeitos. Memórias e comportamentos relevantes são conservados sendo eliminados os que não são importantes. Todas as espécies animais têm períodos de sono e vigília e mesmo nos mais simples se observam fases e atividades que alternam com fases de acalmia.

 

As doenças do sono são frequentemente negligenciadas pelos profissionais de saúde e pelos próprios pacientes. Uma vida saudável deve incluir um sono não patológico e uma higiene do sono adequada.

 

No hospital CUF Infante Santo reunimos um grupo de especialistas diferenciados que procuram responder e investigar todas as alterações que surgem por distúrbios relacionados com o sono.

 

O Núcleo de Patologia do Sono reuniu as principais especialidades que contribuem para o diagnóstico, tratamento e seguimento das diferentes perturbações do sono. As principais categorias deste grande grupo de doenças são:

  1. Insónia
  2. Perturbações respiratórias relacionadas com o sono, em que se inclui a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono
  3. Perturbações de hipersonolência, em que se inclui a narcolepsia
  4. Distúrbios do ritmo circadiano sono-vigília, em que se incluem os distúrbios do trabalho por turnos e o jet lag
  5. Parassónias (acontecimentos indesejáveis durante o sono)
  6. Distúrbios do movimento relacionados com o sono, nas quais se encontram o Síndrome de pernas inquietas e o bruxismo

 

Constituição do Núcleo: