Perguntas Frequentes

A página de Perguntas Frequentes pretende ir ao encontro das questões consideradas mais importantes pelos nossos clientes.

 

Para encontrar resposta às suas dúvidas escolha uma das categorias de perguntas e identifique a sua questão.

 

Se a sua dúvida não se encontra respondida nesta página, tente através de uma palavra-chave encontrar o que procura, no campo "Pesquisa", no canto superior direito do website, ou contacte-nos.

Como sei se a minha seguradora/subsistema de saúde abrange a especialidade ou serviço que vou utilizar?

No separador "Acordos" escreva, no campo livre, a sua seguradora/subsistema e identifique os serviços para os quais está disponível. Note que para consultas e exames nem todas as especialidades ou médicos são abrangidos. Em caso de dúvida confirme sempre com a sua entidade.

Como sei o valor que vou pagar por determinada serviço através da minha seguradora/subsistema de saúde?

O valor a pagar depende sempre das condições da sua apólice, por esse motivo recomendamos que em caso de dúvida contacte diretamente a sua entidade. Encontre o contacto da sua entidade através do separador dos "Acordos".

Como sei quais os médicos que têm acordo com a minha seguradora/subsistema de saúde?

No separador "Encontre um Médico" pesquise pela especialidade pretendida e pela sua seguradora/subsistema. Os resultados obtidos indicam os médicos para os quais a sua seguradora tem acordo na especialidade selecionada.

Como sei se um médico tem acordo com a minha seguradora/subsistema de saúde?

No separador "Encontre um Médico" escreva o nome do médico pretendido, carregue no botão "Acordos" e identifique as seguradoras para os quais o médico tem acordo.

Como chego às unidades CUF?

Quando efetua uma marcação, irá receber no seu e-mail uma confirmação da marcação, onde dispõe de um link com indicação sobre como chegar à respetiva unidade CUF...

 

Pode também encontrar essa informação no website, no botão "Como Chegar", no canto superior direito do site de cada unidade. Para ir diretamente para a página clique na unidade sobre a qual pretende obter direções:

CUF Almada Clínica
CUF Alvalade Clínica
CUF Belém Clínica
CUF Cascais Hospital
CUF Descobertas Hospital
CUF Infante Santo Hospital
CUF Mafra Clínica
CUF Miraflores Clínica
CUF Porto Hospital
CUF Porto Instituto
CUF São Domingos de Rana Clínica
CUF São João da Madeira Clínica
CUF Santarém Hospital
CUF Sintra Clínica
CUF Torres Vedras Hospital
CUF Viseu Hospital

Qual o horário de funcionamento das unidades CUF?

O hospital CUF Cascais, hospital CUF Descobertas, hospital CUF Infante Santo, hospital CUF Porto, hospital CUF Santarém, hospital CUF Torres Vedras e hospital CUF Viseu asseguram um serviço de Atendimento Permanente para adultos, 24h por dia, todos os dias do ano.

Pode consultar os horários das restantes unidades no separador "A Clínica", menu lateral "Horários". Se pretende ir diretamente para a página dos horários escolha a unidade sobre a qual pretende informação:

CUF Almada Clínica
CUF Alvalade Clínica
CUF Belém Clínica
CUF Mafra Clínica
CUF Miraflores Clínica
CUF Porto Instituto
CUF São Domingos de Rana Clínica
CUF São João da Madeira Clínica
CUF Sintra Clínica

Qual o horário para recolha de análises?

Os resultados das suas análises estarão disponíveis na sua conta My CUF, exceto se efetuadas no âmbito de Internamento. Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

Contudo também podem ser levantados na respetiva unidade CUF no seguinte horário:

CUF Almada Clínica - 2ª a 6ª das 07h00 às 20h00, sábados das 08h00 às 13h00

CUF Alvalade Clínica - 2ª a 6ª das 08h00 às 17h00, sábados das 08h30 às 13h00

CUF Belém Clínica - 2ª a 6ª Feira das 08h00 às 18h00, sábados das 08h30 às 12h30

CUF Cascais Hospital - 2ª a 6ª feira das 07h00 às 20h00, sábado das 08h às 20h, e domingo das 09h às 20h

CUF Descobertas Hospital - 2ª a 6ª feira das 07h00 às 20h00, sábados das 08h00 às 13h00

CUF Infante Santo Hospital - 2ª a 6ª feira das 07h30 às 20h00

CUF Mafra Clínica - 2ª a 6ª feira das 07h30 às 20h00, sábados das 08h00 às 19h00

CUF Miraflores Clínica - 2ª a 6ª feira das 07h00 às 21h30, sábados das 08h00 às 19h00

CUF Porto Hospital - 2ª a 6ª das 07h30 às 11h30, sábados das 08h00 às 11h30

CUF Porto Instituto - 2ª a sábado das 07h30 às 11h30

CUF Santarém - 2ª a 6ª das 8h00 às 20h00, sábados das 08h00 às 14h00

CUF São Domingos de Rana Clínica - 2ª a 6ª feira das 07h00 às 20h00, sábados das 08h00 às 13h00

CUF São João da Madeira Clínica - 2ª a 6ª feira das 07h30 às 11h30, sábados das 08h00 às 11h30

CUF Sintra Clínica - 2ª a 6ª feira das 07h30 às 20h00, sábados das 08h00 às 13h00

CUF Torres Vedras Hospital - 2ª a 6ª feira das 07h30 às 23h00, sábados, domingos e feriados das 08h00 às 23h00

CUF Viseu Hospital - 2ª a 6ª feira das 08h00 às 21h00, sábados das 08h00 às 13h00

Como posso alterar os meus dados pessoais na ficha de cliente?

Para alterar os seus dados pessoais sugerimos que o faça directamente na sua conta My CUF no botão "Perfil", menu "Dados Pessoais". Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

De qualquer forma pode dirigir-se a uma das unidades CUF para alteração dos seus dados pessoais.

Qual o horário da urgência das unidades da rede CUF?

CUF Almada Clínica - Atendimento Geral e Pediátrico - 8h às 24h

CUF Cascais Hospital - Atendimento Adulto - 24h; Atendimento Pediátrico - 8h às 24h

CUF Descobertas Hospital - Atendimento Adulto - 24h; Atendimento Pediatria - 24h; Ginecologia-Obstetrícia - 24h

CUF Infante Santo Hospital - Atendimento Geral - 24h

CUF Porto Hospital - Atendimento Adulto - 24h; Atendimento Pediatria - 24h; Assistência ao parto - 24h

CUF Santarém Santarém - Atendimento Adulto - 24h

CUF Torres Vedras Hospital - Atendimento Adulto - 24h; Atendimento Pediátrico - 08h30 às 22h30

CUF Viseu Hospital - Atendimento Adulto - 24h; Atendimento Pediátrico - 08h00 às 22h00

Quanto tempo tenho de esperar para ser atendido?

Pode verificar o tempo de espera do Atendimento Permanente na homepage de cada unidade ou aqui. O cálculo do tempo de espera é atualizado a cada 5 minutos, é aproximado e representa a média da duração entre a admissão e o atendimento médico das senhas verdes dos últimos 30 minutos.

No Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Descobertas, Hospital CUF Infante Santo, Hospital CUF Porto, Hospital CUF Torres Vedras, Hospital CUF Santarém e Hospital CUF Viseu é seguido o Protocolo da Triagem de Manchester, que classifica o risco clínico de cada situação, atribuindo-lhe uma cor.

Quais as especialidades disponíveis na urgência?

Nota - Regime de chamada significa que, após atendimento pelo médico de Medicina Geral a especialidade poderá ser chamada se for considerado necessário e urgente.

 

CUF Cascais – Permanente: Medicina Geral e Familiar e Pediatria

 

CUF Descobertas - Permanente: Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia

Em regime de chamada: Cardiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Cirurgia Maxilo-Facial, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia torácica, Cirurgia Vascular, Hemato-Oncologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia

 

CUF Infante Santo – Permanente: Medicina Geral e Familiar

Em regime de chamada: Cardiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Cirurgia Maxilo-Facial, Cirurgia Vascular, Medicina Interna, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia (presença física das 08h00 às 20h00), Pneumologia, Urologia

 

CUF Porto Hospital – Permanente: Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria e Anestesiologia

Em regime de chamada: Cardiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, Imunoalergologia, Medicina Dentária, Medicina Física e Reabilitação, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Urologia

 

CUF Torres Vedras – Permanente: Medicina Geral e Familiar, ou Medicina Interna e Pediatria

 

CUF Viseu – Permanente: Medicina Geral e Familiar ou Medicina Interna

Em regime de chamada: Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia

Como encontro um médico no site das unidades CUF?

Para encontrar um médico no site, pode fazê-lo de duas formas:

- No separador "Encontre um Médico", pesquise o médico conforme as instruções da página

- Ou através do separador "Áreas Clínicas", escolha a especialidade do médico pretendido. Dentro da especialidade, selecione o separador "Corpo Clínico" e encontre o médico que pesquisava.

Como sei em que unidades CUF o médico trabalha?

No separador "Encontre um Médico" escreva o nome do médico, e nos resultados aparecerá um mini perfil do médico com indicação das unidades onde trabalha.

Como sei se um médico tem acordo com a minha seguradora/subsistema de saúde?

No separador "Encontre um Médico" escreva o nome do médico pretendido, carregue no botão "Acordos" e identifique as seguradoras para os quais o médico tem acordo.

Como sei quais os dias e horas em que o médico se encontra na unidade CUF?

No separador "Encontre um Médico" escreva o nome do médico pretendido, carregue no botão "Horários" e identifique o horário do médico. Nota que os horários indicados na página do médico não significam vagas de agenda, mas sim os horários nos quais o médico se encontra presente na unidade.

Como faço para marcar uma consulta numa das unidades CUF?

Para efetuar uma marcação de consulta:

- No separador "Marcações", selecione "Consulta" e siga os passos indicados preenchendo os campos necessários

- Ou através do separador "Áreas Clínicas", escolha a especialidade da consulta que quer marcar. Dentro da especialidade, selecione o separador "Consultas", clique na consulta desejada, e siga as instruções indicadas

Como sei em que unidade CUF existe uma consulta específica? (Exemplo: Consulta Cabelo)

No site de qualquer unidade CUF, carregue no botão azul "Consultas", que se encontra no lado esquerdo do ecrã, nos "Serviços mais procurados". No campo "Nome da Consulta", escreva o que pretende procurar. Se a consulta não existir nessa unidade ser-lhe-á indicado em que outras unidades existe.

Como posso confirmar a marcação de uma consulta?

Para confirmar a marcação de uma consulta sugerimos que consulte a sua conta My CUF no espaço "Agenda", menu "Marcações". Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

De qualquer forma quando efetua uma marcação, recebe no seu e-mail uma confirmação da marcação, e 24h antes da marcação receberá também um sms de confirmação.

Como posso cancelar e/ou remarcar uma consulta?

Para cancelar uma consulta sugerimos que utilize a sua conta My CUF. No espaço "Agenda", menu "Marcações", deverá carregar sobre o botão "Cancelar" que se encontra do lado direito de cada uma das consultas agendadas. Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

Se não for cliente My CUF terá de ligar para a unidade.

Como faço para marcar um exame numa das unidades CUF?

Para efetuar uma marcação de exame:

- No separador "Marcações", selecione "Exame" e siga os passos indicados preenchendo os campos necessários

- Ou através do separador "Áreas Clínicas", escolha a especialidade do exame que quer marcar. Dentro da especialidade, selecione o separador "Exames", clique no exame desejado, e siga as instruções indicadas

Como sei em que unidade CUF existe um exame específico? (Exemplo: Colonoscopia)

No site de qualquer unidade CUF, carregue no botão azul "Exames", que se encontra no lado esquerdo do ecrã, nos "Serviços mais procurados". No campo "Nome do Exame", escreva o que pretende procurar. Se o exame não existir nessa unidade ser-lhe-á indicado em que outras unidades existe.

Como sei quais os cuidados a ter antes de fazer um exame?

Cada exame tem a sua preparação e alguns requerem cuidados específicos, por esse motivo sugerimos que fale diretamente connosco e nos questione sobre a sua dúvida através do nosso formulário.

Como posso confirmar a marcação de um exame?

Para confirmar a marcação de um exame sugerimos que consulte a sua conta My CUF no espaço "Agenda", menu "Marcações". Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

De qualquer forma quando efetua uma marcação irá receber no seu e-mail uma confirmação da marcação, e 24h antes da marcação receberá também um sms de confirmação.

Como posso cancelar e/ou remarcar um exame?

Para cancelar um exame sugerimos que utilize a sua conta My CUF. No espaço "Agenda", no menu "Marcações", deverá carregar sobre o botão "Cancelar" que se encontra do lado direito de cada um dos exames agendados. Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

Se não for cliente My CUF terá de ligar para a unidade.

Como sei quando o exame está pronto?

A data prevista de entrega do exame ser-lhe-á indicada após terminar o mesmo.

No caso dos exames de Imagiologia, Gastrenterologia e Análises Clínicas poderá consultar o Relatório dos mesmos na sua conta My CUF no espaço "Resultados de Exames", menu "Registos Clínicos". Contudo alertamos para que estes relatórios não sejam interpretados sem antes consultar o seu médico.

Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir aqui.

Posso visitar a maternidade antes de decidir o local onde vou ter o bebé?

Tanto no hospital CUF Descobertas como no hospital CUF Porto, pode visitar a maternidade. Basta contactar a unidade para fazer uma marcação da visita.

Saiba mais sobre a visita à maternidade do hospital CUF Descobertas aqui.

Saiba mais sobre a visita à maternidade do hospital CUF Porto aqui.

Posso ter um acompanhante durante o parto?

Durante o parto pode ser acompanhada por 1 pessoa, que deve seguir as instruções do auxiliar de ação médica antes de entrar na sala de partos, de forma a garantir a segurança clínica e bem-estar da mãe e do bebé.

Na sala de partos, não é permitida a utilização de máquina fotográfica, nem de filmar.

O acompanhante pode permanecer durante os dias de internamento?

O acompanhante poderá permanecer durante o internamento se o mesmo for em quarto individual.

Vou ser internado. O que preciso de levar?

- Artigos de higiene pessoal e roupa para uso pessoal;

- Para internamento na maternidade, traga roupa para o seu bebé;

- Medicamentos que toma habitualmente;

- Exames que tenha realizado previamente ao internamento, e os respetivos relatórios;

- No caso de internamento de crianças, traga o seu brinquedo preferido e a sua chucha (caso utilize);

- Objetos de valor não devem acompanhar o doente.

Posso receber visitas?

As visitas aos doentes internados em quartos individuais, ou duplos, podem ser efetuadas das 11h00 às 20h30.

Os horários das visitas nas unidades especiais são mais restritos, de forma a salvaguardar o descanso dos clientes. O enfermeiro responsável pela unidade informá-lo-á dos respetivos horários.