Rastreio gratuito ao Aneurisma da Aorta Abdominal
ATENÇÃO, ESTE EVENTO TERMINOU.

No próximo dia 20 de maio, a campanha Aorta é Vida, em parceria com o Hospital CUF Torres Vedras, vai realizar um rastreio gratuito ao Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), entre as 9h e as 18h.

Data de Início 2013-05-20

Data de Fim 2013-05-20

Organização Campanha Aorta é vida e clínicacuf torres vedras

Tipo Outros Eventos

 

O rastreio, dirigido sobretudo a homens com mais de 65 anos, é constituído por um questionário sobre os factores de risco do AAA e uma simples ecografia abdominal – um exame indolor e não invasivo, que utiliza ecografia para a obtenção de imagens da aorta, permitindo assim a sua avaliação.

O AAA é a 12ª causa de morte nas sociedades ocidentais, tratando-se de uma doença grave, silenciosa e uma das principais causas de morte súbita em indivíduos acima de 55 anos. Nos casos em que o AAA não seja detetado precocemente e ocorrendo a sua rutura, os dados internacionais indicam uma mortalidade pré-hospitalar de cerca de 50 por cento, e nos sobreviventes até à cirurgia existe uma mortalidade peri-cirúrgica igualmente de cerca de 50 por cento.

Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos estejam em risco de desenvolver um AAA, e por esta razão tornam-se prementes as campanhas de sensibilização.

Para mais informações, consulte: www.aortaevida.com 

Documentos