Missões CUF em São Tomé e Príncipe

equipaNo âmbito da ligação da José de Mello Saúde ao Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF),  a CUF colabora desde 2009 com o projeto "Saúde para Todos", levando regularmente em missão a São Tomé e Príncipe equipas de médicos, técnicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde.

Estas missões pretendem contribuir para a melhoria da saúde das populações, dadas as grandes carências ao nível de prestação de cuidados de saúde existentes em São Tomé e Príncipe.

Neste âmbito, o Hospital CUF Infante Santo, que desenvolve missões desde 2011, fará amanhã dia 20 de fevereiro, em São Tomé e Príncipe, num encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um balanço do trabalho desenvolvido pelas missões de Otorrinolaringologia.

 

Neste encontro, no qual o IMVF apresentará um balanço da sua intervenção no país, estarão presentes representantes das equipas clínicas, que integram as missões das diferentes especialidades, entre os quais se encontra o Diretor Clínico e coordenador do Centro de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo, João Paço, que fará o balanço das mais de 20 missões realizadas pela equipa a São Tomé e Príncipe nos últimos sete anos.

Serão ainda apresentados os resultados de uma investigação científica sobre as causas da grande incidência da surdez infantil em São Tomé e Príncipe, que deu origem ao doutoramento da otorrinolaringologista da CUF e Professora da Nova Medical School, Cristina Caroça. Esta investigação foi subsidiada por uma das cinco Bolsas de Doutoramento que a Academia CUF e a José de Mello Saúde atribuem anualmente, cada uma no valor de 20 mil euros.

 

As primeiras missões de profissionais de saúde da CUF em São Tomé e Príncipe tiveram início em 2009, tendo a equipa do Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas sido pioneira nesta iniciativa. Além das missões, a equipa de Dermatologia promoveu também formações presenciais com médicos são-tomenses no Hospital CUF Descobertas, assim como formações à distância. Ainda em 2009, iniciaram-se as missões com a equipa do Centro de Ortopedia e Traumatologia também do Hospital CUF Descobertas que se realizam anualmente e até aos dias de hoje, estando a próxima prevista já para o mês de março deste ano. Em 2011, iniciaram-se as missões com a equipa de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo que se mantêm também desde então.