Fortaleça os seus ossos: conselhos para prevenir a osteoporose (Slideshow)

A osteoporose é uma patologia com clara preferência pelo sexo feminino. Mas está ao seu alcance ajudar a preveni-la.
Publicado por: CUF em
Tags: cálcio , fratura , fraturas , ossos , osteoporose , vitamina D

Artigo relacionado

Osteoporose

1. O que é a osteoporose?

A osteoporose consiste na diminuição da massa óssea e aumento da fragilidade do osso, promovendo o aumento do risco de fratura.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose destacam-se o sexo feminino, a menopausa precoce, idade superior a 65 anos, ter antecedentes familiares de fratura, a magreza excessiva, ser de raça caucasiana ou asiática e algumas doenças (como o hipertiroidismo e a artrite reumatoide, entre outras).

2. Fatores de risco modificáveis

No entanto, existem outros fatores de risco para a osteoporose que estão ao seu alcance modificar: evite fazer uma alimentação rica em gorduras e pobre em cálcio e vitamina D, fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso, ter uma vida sedentária, toma de determinados fármacos, imobilização prolongada.

3. Benefícios do cálcio

Está a perguntar-se por que é que, afinal, o cálcio é tão benéfico para os ossos? É simples. Este mineral é responsável pela resistência dos ossos nas várias fases da vida e contribui para o pico de massa óssea. Por isso, na sua alimentação diária deve privilegiar alimentos ricos em cálcio, como laticínios e legumes de folha verde-escura como espinafres e brócolos.

4. O papel da vitamina D

A vitamina D é uma aliada do cálcio, auxiliando a sua absorção no intestino e a redução da sua excreção pelo rim. Esta vitamina é produzida naturalmente pela pele quando nos expomos ao sol (embora a exposição deva ser moderada devido aos efeitos nocivos da radiação solar) e encontra-se em alimentos como peixes gordos, gema de ovo e óleo de fígado de bacalhau.

5. Evite o álcool, a cafeína e não fume.

Deve ainda reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína. Não fume.

6. A importância do exercício físico

A prática regular de exercício físico com impacto (mas moderado) é muito importante para a prevenção da osteoporose, pois aumenta a massa óssea, a resistência dos tendões e ligamentos e melhora a saúde das articulações. Caminhar já é muito bom. Não deixe de se aconselhar previamente com um especialista quanto à modalidade mais adequada e precauções a tomar antes de iniciar a prática de exercício físico.

7. Cuidado com as quedas

É muito importante evitar quedas, corrigindo alterações da visão, evitando medicamentos que podem causar tonturas, retirando tapetes e fios elétricos do chão, acendendo as luzes quando se levanta de noite. A sua casa é um lugar perigoso para as quedas e em particular o seu quarto e a casa de banho. Se tiver dificuldades na marcha, não hesite em adquirir uma bengala ou canadiana para se apoiar.