Imunoalergologia
Sintomas, Doenças e Tratamentos

Alergias

As alergias são respostas exageradas do organismo humano após o contacto com o ambiente que nos rodeia, sendo mais frequentes quando existe uma tendência familiar, isto é, um risco genético para a sua ocorrência. 

Asma

A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que se inicia, habitualmente, na infância, mas que pode surgir em qualquer idade. 

Rinite Alérgica

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal e constitui a patologia alérgica mais frequente na população. 

Eczema atópico ou de contacto

Quando a pele manifesta vermelhidão, vesículas com exsudação e comichão no local, podendo depois esta reação estender-se a outras partes da pele. 

Angioedema

Inchaço (edema) envolvendo as camadas mais profundas da pele, por vezes associado a dor em vez de comichão (prurido), com envolvimento frequente das mucosas.

Conjuntivite Alérgica

A conjuntivite alérgica constitui uma patologia ocular frequente com sintomas como a comichão nos olhos, os olhos vermelhos, o lacrimejo, o inchaço e a dor ou desconforto locais com sensação de corpo estranho no olho. 

Esofagite Eosinófilica

A esofagite eosinofílica ou esofagite alérgica constitui uma doença inflamatória do esófago que pode atingir crianças e adultos, sendo caracterizada pela infiltração significativa e isolada da mucosa do esófago por eosinófilos.