Os primeiros passos do bebé: segurança em casa

Bebés e crianças
4 mins leitura

Quando o bebé começa a dar os primeiros passos, redobrar a segurança é o melhor que os pais podem fazer para evitar acidentes. Conheça algumas estratégias.

Muitas crianças dão os primeiros passos por volta dos 12 meses, mas depende: algumas podem dar os primeiros passos aos oito meses, outras aos 18, sem que isto signifique que existe algum problema. Porém, embora os pais não consigam prever qual vai ser o mês ou o dia em que o bebé vai começar a andar, podem facilmente perspetivar acidentes provocados pelas primeiras explorações do bebé pelo espaço que o rodeia (mesmo que ainda esteja só a gatinhar) e, com antecedência, tomar as devidas precauções.

 

Medidas de segurança

  1. Proteger as janelas e varandas Devem ser colocadas redes ou grades de proteção em todas as janelas ou varandas ou, não sendo viável essa possibilidade, colocar fechos de segurança.

 

  1. Proteger as escadas Devem ter cancelas/barreiras, que são fechadas depois da criança passar, e um corrimão de apoio.

 

  1. Proteger tomadas Todas as tomadas - sem exceção - devem ter protetores e ligação à terra. 

 

  1. Computadores e televisões Cuidado com os cabos espalhados pelo chão - podem provocar quedas e são um chamariz para a criança puxar, enrolar-se neles e, até, fazer com que o computador/televisão caia para cima dela.

 

  1. Aquecedores e ventoinhas Não deixe o bebé aproximar-se demasiado deles, estejam ligados ou desligados. As ventoinhas devem ter, obrigatoriamente, uma proteção.

 

  1. Não deixar (nunca) o bebé sozinho Ir "só buscar qualquer coisa" enquanto lhe muda a fralda ou lhe está a dar banho é o suficiente para ocorrer um acidente.

 

  1. Na cozinha
    • Facas e outros objetos cortantes deverão estar guardados em locais fora do alcance da criança. Não deixe tachos/panelas/frigideiras ao lume sem estar um adulto na cozinha.
    • Os pais devem habituar as crianças a não se aproximarem do fogão, forno e microondas. De qualquer forma, os cabos das frigideiras que estão em cima do fogão devem estar virados para o interior e os fósforos/isqueiros devem estar guardados num local seguro.
    • Máquinas de café e outros eletrodomésticos de pequenas dimensões devem estar arrumados em prateleiras altas ou armários fechados, para que as crianças não se sintam tentadas a puxar os fios ou a brincar com eles.

 

  1. Produtos de limpeza Recorra a fechos de segurança que não permitem a abertura de armários e gavetas. Não guarde detergentes e outros produtos tóxicos em garrafas de água ou de refrigerantes vazias.

 

  1. Medicamentos Arrume-os fora do alcance dos mais pequenos e evite tomar comprimidos ou outros fármacos em frente das crianças – espicaça-lhes curiosidade e querem imitar os adultos.

 

  1. Ferro de engomar Não deixe a criança estar ao pé de si quando está a engomar ou tem o ferro ligado nem permita que ela vá brincar com o ferro de engomar ou a tábua (que a pode entalar) mesmo que o ferro esteja desligado. Guarde o ferro de engomar com o fio enrolado à volta e, de preferência, dentro de um armário.

 

  1. Bebidas alcoólicas A mesma regra aplicada aos medicamentos: sempre fora do alcance das crianças.

 

Os primeiros sapatos

  • Antes dos 12-18 meses, não há necessidade de comprar sapatos e os bebés podem usar meias antiderrapantes ou andar descalços, se o chão não for frio. É importante este contacto para que o pé se habitue às irregularidades e se adapte a andar no chão.
  • Ao escolherem sapatos para o bebé, os pais devem ter a preocupação de que estes não sejam apertados e tenham solas antiderrapantes. Por dentro, a sola deve ter alguma elevação para que o arco plantar seja estimulado
  • Lateralmente, os sapatos devem providenciar o apoio necessário para que o pé se mantenha direito.
  • Dentro de casa, a criança pode usar meias antiderrapantes.

 

Sabia que...

Os acidentes domésticos são a maior causa de morte até aos 18 anos.

Publicado a 24/10/2013