5 modalidades para um coração ativo (Slideshow)

Apresentamos-lhe 5 tipos de exercício físico que vão agradar ao seu coração e beneficiar a sua saúde geral.
Publicado por: CUF em
Tags: desporto e prevenção doenças cardiovasculares , doenças cardiovasculares , exercício físico e coração , prevenção doenças cardiovasculares
5 modalidades para um coração ativo

1. Caminhar

Apenas 30 minutos por dia e o seu coração já sentirá os benefícios. Um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health apurou que caminhar 30 minutos diariamente reduz o risco global de doença arterial coronária em 18%. Quando for trabalhar, estacione o carro um bocadinho mais longe do que o habitual e faça a pé o resto da distância, caminhando a passo rápido. Se é utilizador de transportes públicos, saia na paragem anterior à “sua”. 

2. Nadar

A natação é uma das modalidades que mais benefícios reúne. “Exercita”o coração e os pulmões, melhorando a saúde cardiovascular, a força e a tonicidade muscular e a flexibilidade, entre muitos outros benefícios. 

3. Corrida

Neste momento é uma tendência mundial que vale a pena seguir: o já referido estudo levado a cabo pela Harvard School of Public Health apurou que quem corre uma hora por semana, pelo menos, vê o seu risco de doença arterial coronária diminuir em 42%. Este tipo de exercício aeróbico de alta intensidade melhora a forma física, aumenta os níveis de «bom colesterol» e diminui os valores da tensão arterial e de inflamação.

4. Treino de força

O treino com pesos não deve ser menosprezado e, quando combinado com exercício aeróbico, ajuda a reduzir a tensão arterial e a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Também melhora o equilíbrio e promove o aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda, contribuindo para a manutenção de um peso adequado.

5. Ciclismo

Modalidade que tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos, ajuda a regular os níveis de pressão arterial, diminui os níveis de «mau colesterol» e está associada a uma melhor saúde cardiovascular.