Cirurgia Maxilo-Facial
Cirurgia Maxilo-Facial

A Cirurgia Maxilo-Facial tem por objeto o diagnóstico, a cirurgia e a promoção de tratamentos adjuvantes de doenças, danos e deficiências dos tecidos duros e moles da região oral e maxilofacial, numa abordagem que tem em conta aspetos funcionais e, simultaneamente, estéticos.

 

Um cirurgião maxilo-facial é um especialista de todo o complexo craniomaxilofacial: estruturas anatómicas da área da boca, maxilares, face, crânio, bem como das estruturas associadas.

 

Entre os tratamentos que podem ser realizados no complexo craniomaxilofacial destacam-se a cirurgia dentoalveolar aplicada em dentes inclusos, extrações dentárias complexas ou em doentes com muitas patologias associadas, enxertos ósseos ou para permitir uma adequada colocação de implantes dentários, ou de próteses dentárias.

 

Também são de relevar áreas como o diagnóstico e tratamento de patologia benigna como quistos e tumores, bem como o diagnóstico e tratamento de patologia maligna através de cirurgia ablativa e reconstrutiva, microcirurgia e oncologia oral e da cabeça e pescoço.