Gastrenterologia
Gastrenterologia

A Gastrenterologia do hospital CUF Porto tem, para além do sector de técnicas de endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica comuns, possibilidade de, em complementaridade com o instituto CUF Porto e parceria com a Mano PH, oferecer todas as técnicas endoscópicas mais avançadas como vídeo cápsula endoscópica (geral, para o cólon e para o esófago), enteroscopia com dois tipos de enteroscópios (instituto CUF Porto), ecoendoscopia (instituto CUF Porto), terapêutica endoscópica da acalásia e dilatação de estenoses (a todos os níveis do tubo digestivo com eventual colocação de próteses, assim como realização de mucosectomias e terapêutica endoscópica de obesidade e hipertensão portal).

 

Fazem-se estudos manométricos e funcionais, com oferta de algumas técnicas únicas a nível nacional, no laboratório de motilidade digestiva.

Como o hospital CUF Porto dispõe de internamento e Unidade de Cuidados Intensivos com permanência de anestesistas, podem ser feitas com toda a segurança e comodidade endoscopias em situações de urgência, tanto para retirada de corpos estranhos, como em contexto de hemorragias digestivas, incluindo as originadas por varizes esofágicas ou gástricas.

 

Também pode ser feito acompanhamento especializado em regime de internamento a doentes do foro gastrenterológico provenientes, tanto do serviço de Atendimento Permanente, como a partir das consultas especializadas de Hepatologia, Proctologia ou de Doenças Inflamatórias Intestinais, sob responsabilidade de clínicos muito experientes nas áreas em questão.

 

No sector de Hepatologia dispõe-se de fibroscan (elastografia), técnica que permite avaliar o estadiamento de fibrose no fígado, anteriormente só possível pelo recurso à biopsia hepática.

 

Uma área a destacar, é a colaboração de uma Gastrenterologista Pediátrica que é responsável pela Clínica Gastrenterológica Pediátrica, com consulta própria e exames endoscópicos.