Hemato-Oncologia
Hemato-Oncologia

A Unidade de Oncologia do hospital CUF Porto funciona em termos físicos na zona do Hospital de Dia de Oncologia localizada no piso 2, que inclui várias áreas para quimioterapia ambulatória, tratamentos, gabinetes médicos, áreas de trabalho e gabinetes para investigação clinica, tudo num espaço amplo e agradavelmente decorado.

 

Fazem parte da equipa médicos oncologistas referenciados, enfermeiras com experiência em oncologia, uma equipa de cuidados paliativos e continuados, pessoal administrativo, uma nutricionista, uma esteticista, uma psicóloga e uma gestora oncológica para apoiar o doente em todos os seus problemas e necessidades.

 

Como a abordagem global ao doente oncológico é uma prioridade, existe uma reunião semanal da consulta multidisciplinar de grupo para decisão terapêutica e uma outra consulta de grupo mensal para patologia hemato-oncológica que conta com a presença de Oncologia Médica, Radioterapia, Cirurgia, Imagiologia, Anatomia Patológica e Cuidados Paliativos. Esta atuação permite avaliar de forma conjunta cada caso e encontrar o melhor tratamento e procedimento a seguir.

 

O apoio da farmácia do hospital durante todo o período de trabalho, com uma câmara de fluxo laminar para preparação dos medicamento para quimioterapia e para fornecimento da medicação ambulatória aos doentes é um fator essencial no tratamento.

 

A equipa de Oncologia consegue garantir o tratamento e acompanhamento de todas as patologias oncológicas, exceto as leucemias agudas. Os tratamentos realizam-se quase todos em regime de ambulatório embora também esteja disponível o internamento e cuidados intensivos se a situação assim exigir.