Imunoalergologia
Imunoalergologia

A Imunoalergologia (I-A) abrange todos os grupos etários, da criança ao idoso e visa o diagnóstico e tratamento de doenças do foro alérgico como asma, rinite, urticária, dermatite atópica, alergia ocular, alergia a medicamentos, alergia alimentar ou anafilaxia, entre outras.
 

As alergias atingem cerca de um quarto das crianças e adultos, causando doenças frequentemente crónicas e que apresentam uma gravidade muito diversa. Esta gravidade pode variar desde um incómodo ligeiro, sem interferência relevante no dia a dia, até situações graves em que há incapacidade para o trabalho e limitação acentuada da qualidade de vida. No extremo, podem mesmo levar à morte precoce e evitável.
 

Por esse motivo, é essencial que o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas sejam realizados o mais cedo possível, independentemente da idade, permitindo que quer o doente, quer a sua família tenham uma vida sem limitações ou restrições.
 

Para isso, a unidade de Imunoalergologia rege-se pelos mais elevados padrões científicos e tecnológicos, tendo por base a acessibilidade, o envolvimento ativo e capacitação do cliente e a comunicação interdisciplinar.
 

A unidade inclui duas salas de consulta, uma sala para a realização de exames de diagnóstico e uma sala de hospital de dia. Juntamente com o instituto CUF Porto, é o único serviço no Norte e Centro do país capaz de realizar todos os procedimentos de diagnóstico e tratamento de Imunoalergologia. Agrega 11 especialistas, o maior grupo desta região e disponibiliza uma observação diferenciada e sem lista de espera, de segunda-feira a sábado.