Neurocirurgia
Áreas de Especialização

 
Cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral

Com as técnicas de cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral obtêm-se os mesmos benefícios que na cirurgia tradicional utilizando incisões na pele menores e, principalmente, induzindo menos lesões nos músculos atravessados. Desta forma, reduz-se a perda de sangue na cirurgia e a dor no pós-operatório, o que possibilita geralmente um menor tempo de internamento e um regresso mais precoce à vida ativa.

 

Microcirurgia dos tumores cerebrais

A equipa de Neurocirurgia do hospital CUF Porto é composta por cirurgiões com larga experiência microneurocirúrgica, determinante na cirurgia dos tumores cerebrais. Tem existido um amplo desenvolvimento nos meios de localização das lesões, no pré-operatório e no decurso da intervenção cirúrgica, possibilitando a remoção alargada das lesões malignas, o que constitui um fator determinante do prognóstico. Essa remoção só pode ser efetuada segundo os mais elevados padrões de segurança e eficácia, quando efetuada por cirurgiões experientes e com domínio da técnica microcirúrgica. No que respeita aos tumores benignos, o papel da microcirurgia é ainda mais relevante, já que a extirpação completa do tumor pode proporcionar a cura do doente. Mesmo em localizações de difíceis acessos, ou envolvendo estruturas vitais, a remoção total do tumor é possível, através da microcirurgia, em muitos casos. 

 

Cirurgia Vascular Cerebral

Para além da dotação com os mais modernos meios de diagnóstico, a Neurocirurgia moderna necessita de equipas com ampla experiência e domínio das diversas técnicas. No tratamento dos aneurismas cerebrais dispomos quer das múltiplas possibilidades do tratamento endovascular (embolização), quer de todo o material necessário à cirurgia. A microcirurgia tem aqui um papel fundamental, sendo indubitavelmente considerado que uma equipa experiente possibilita os melhores resultados nesse tipo de intervenção. 

 

Neurinoma do acústico

Uma entidade particularmente relevante dentro das lesões benignas são os neurinomas do acústico, lesões de origem nervosa na região do ouvido interno, que causam diminuição da audição do lado afetado. Muitos casos podem ser tratados com Radiocirurgia, mas quando estes tumores atingem dimensões consideráveis, não existe alternativa à cirurgia. O hospital CUF Porto dispõe de uma das mais experientes equipas no tratamento deste tipo de tumores (com resultados publicados de nível internacional) e de todos os meios de monitorização intra-operatória necessários para obtenção dos melhores resultados. 

 

Neurocirurgia Pediátrica

A especificidade da criança justifica esta área de diferenciação, essencialmente vocacionada para o diagnóstico e tratamento de problemas congénitos (hidrocefalia, espinha bífida, craniossinostoses) ou tumorais.

 

Endoscopia Cerebral

A endoscopia cerebral permite atingir zonas profundas do cérebro de um modo muito menos invasivo. Muitos casos de Hidrocefalia podem ser resolvidos com esta técnica, evitando a colocação de uma prótese. Malformações congénitas e biópsias de algumas lesões cerebrais estão também dentro das indicações desta técnica. 

 

Cirurgia hipofisária

Os tumores da hipófise são habitualmente benignos e possíveis de serem removidos com uma abordagem através do nariz. A equipa do hospital CUF Porto tem uma larga experiência desta cirurgia adquirida ao longo de anos de um trabalho diário multidisciplinar.