Centro de Medicina do Sono

Centro de Medicina do Sono

A Medicina do Sono é uma área específica do saber médico interdisciplinar, essencial para um correto diagnóstico das várias doenças de sono. Esta área implica, além de uma vasta formação teórica, o domínio de técnicas laboratoriais complexas, bem como um trabalho em equipa multidisciplinar.

 

É uma área com especificidades próprias e de reconhecimento recente em Portugal, tendo merecido a criação, por parte da Ordem dos Médicos, de uma competência médica com critérios curriculares bem definidos.

 

Vários problemas de sono poderão ser abordados neste Centro, desde problemas de insónia ou sonolência excessiva, a comportamentos estranhos durante o sono ou perturbações do ritmo sono-vigília. 

As patologias mais comuns são o síndrome de apneia obstrutiva de sono, o síndrome das pernas inquietas e os movimentos periódicos do sono, a insónia psicofisiológica, o sonambulismo, o atraso de fase e a narcolepsia.

 

O Centro de Medicina do Sono é um espaço que o hospital CUF Porto disponibiliza para o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o Sono.

 

Este Centro, equipado com a mais moderna tecnologia, inteiramente dedicado ao estudo e tratamento das patologias do sono, permite a realização de consultas e exames de diagnóstico. É composto por espaços para consulta do sono, quartos para realização de exames em internamento, sala técnica, sala para grupos psico-educativos e terapêuticos e sala específica para tratamentos de fototerapia (com luz).