Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais faz parte do Centro da Criança e do Adolescente do hospital CUF Porto, estando localizada no piso 3, em paralelo com o Serviço de Obstetrícia-Ginecologia.

Esta Unidade tem permanente uma equipa de Médicos Neonatologistas e Enfermeiras com experiência em Neonatologia e conta com o apoio multidisciplinar das diferentes subespecialidades pediátricas (Cardiologia, Cirurgia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, ...), assim como dos meios auxiliares de diagnóstico necessários (Imagiologia e Laboratório) e de terapêutica e diagnóstico como a Medicina Transfusional.

 

A unidade tem como objetivo dar resposta às solicitações do serviço de Obstetrícia, assim como aos recém-nascidos que sejam admitidos pelo serviço de Atendimento Permanente ou sejam transferidos de outras instituições.

O espaço físico possui 5 postos de cuidados intensivos e 3 de cuidados intermédios, estando devidamente equipado com os recursos técnicos de monitorização e terapêutica necessários ao exercício clínico da maioria das situações.

A equipa de médicos está disponível para dar continuidade ao seguimento destes recém-nascidos em regime de consulta externa / hospital de dia após a alta da Unidade.

 

Paralelamente à atividade clínica propriamente dita, esta equipa de profissionais participa em reuniões temáticas, seminários, jornadas e simulacros. Colabora também no ensino pré-graduado acoplado ao Centro da Criança e do Adolescente.

 

Além das regras gerais do hospital CUF Porto, o Serviço de Neonatologia possui normas específicas de acordo com as exigências de uma unidade de cuidados intensivos no que respeita à segurança, assepsia e conforto dos seus doentes.