Unidade de Implantes Auditivos

Unidade de Implantes Auditivos

A Unidade de Implantes Auditivos é uma unidade funcional dentro do Hospital CUF Porto cujo objetivo primordial é avaliar e reabilitar doentes com as mais variadas formas de surdez, desde as ligeiras às mais severas ou profundas, que impedem a comunicação áudio-oral.

 

É formado por elementos que em 1993 iniciaram a recuperação de deficientes auditivos profundos com implantes cocleares. Desde esse ano, este grupo de profissionais tem tratado doentes com essa metodologia, mas desde que se integraram no Hospital CUF Porto em 2010, a atividade tem aumentado de forma significativa.

 

Para além dos implantes cocleares para a surdez profunda, têm sido tratados doentes com surdez moderada e severa através da colocação de implantes osteointegrados, implantes ativos de ouvido médio e implantes ativos de condução óssea.

 

Neste momento, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Porto é um dos centros, público ou privado, que realiza mais implantes em Portugal. Tem a maior casuística nacional de implantes ativos de ouvido médio e o único que colocou implantes ativos de condução óssea, introduzidos no mercado em Setembro de 2012.

 

A equipa do Hospital CUF Porto, constituída por otorrinolaringologistas, audiologistas, terapeutas de fala e psicólogos, com experiência em implantologia auditiva, coloca todos os tipos de implantes com sucesso, sendo inovadora e pioneira nesta área.