Unidade do Coração

Unidade do Coração

As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos. Incluem uma grande diversidade de patologias como a insuficiência cardíaca, o enfarte agudo do miocárdio, as doenças das válvulas cardíacas, as arritmias cardíacas, as doenças músculo cardíaco, hipertensão pulmonar, entre outras.

Constituem a principal causa de morte na atualidade. Além da elevada taxa de mortalidade inerente, são doenças incapacitantes e perturbadoras da qualidade de vida.

 

Uma grande parte das doenças cardiovasculares pode ser prevenida, através da correção dos fatores de risco cardiovascular como a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, o tabagismo e a hipercolesterolemia. Depois de instauradas, o diagnóstico e tratamento precoces são cruciais para diminuir o impacto destas doenças.

 

A Unidade do Coração da CUF Porto tem como missão a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de excelência das doenças cardiovasculares, com o objetivo último de reduzir o seu impacto na mortalidade e morbilidade. Este objetivo é alcançado através de uma abordagem precoce e personalizada a cada caso, com recurso a técnicas inovadoras, realizado por clínicos com experiência específica nesta área.