7 alimentos que podem ajudar a melhorar a sua memória (Slideshow)

Proteja a memória do seu natural declínio através destes alimentos amigos do cérebro.
Publicado por: CUF em
Tags: alimentos , cérebro , envelhecimento e memória , memória
7 alimentos que podem ajudar a melhorar a sua memória

Salmão

Por ser uma excelente fonte de ómega 3, e em especial de ácido docosa-hexaenoico (DHA), o salmão ajuda a manter o regular funcionamento dos neurónios e a melhorar a capacidade do cérebro reter informações. Outros peixes, como o atum ou o carapau, também possuem este importante nutriente, sendo igualmente benéficos para a saúde do cérebro.

Frutos secos

Também alguns frutos secos, como as nozes ou as amêndoas, são ricos em ómega 3, e ainda em ómega 6 e vitaminas B6 e E. Esta última, em particular, tem um efeito benéfico na diminuição do envelhecimento das células do cérebro, protegendo o cérebro dos radicais livres, prevenindo a demência e reforçando a memória.

Espinafre

Outra ótima fonte de vitamina E - e também de ácido fólico - é o espinafre. Estima-se que apenas meia chávena deste alimento cozinhado complete 25% das nossas necessidades diárias de vitamina E. Para além de ajudar a impedir o crescimento de tumores e células cancerígenas, o espinafre ajuda a desacelerar os efeitos do envelhecimento das células cerebrais.

Morango

Os morangos, mas também outras bagas como mirtilos, amoras ou açaís, possuem fisetina, um flavonoide que melhora a comunicação entre neurónios, desenvolvendo funções cognitivas como a memória, o raciocínio e a atenção. Impede ainda a perda progressiva de memória e pode inclusive apresentar benefícios na prevenção da doença de Alzheimer. Outro alimento bastante rico em fisetina é o tomate.

Abacate

Fonte privilegiada de gorduras monoinsaturadas, ómega 3, ómega 6, potássio, vitamina E e vitamina K, o abacate ajuda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e protege-o de danos provocados pelos radicais livres, para além de melhorar a sua capacidade de gravar informações. É igualmente benéfico para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Ovo

Para além de possuir vários outros nutrientes benéficos, como ácido fólico ou vitamina B12, a gema do ovo é uma fonte rica em colina, uma substância que pode ajudar a evitar o declínio mental associado ao envelhecimento, prevenindo problemas como a demência ou a doença de Alzheimer. Para além dos ovos, a colina pode ser encontrada, por exemplo, em carne de fígado, brócolos, couve-flor ou bacalhau.

Chocolate negro

O chocolate negro, com um mínimo de 70% de cacau, contém flavonoides, antioxidantes capazes de melhorar as funções cognitivas - entre as quais a memória - e proteger as células de danos provocados pelos radicais livres, ajudando a evitar doenças do foro mental. Outros alimentos ricos em flavonoides são maçãs, uvas e alguns tipos de chá (verde, branco ou vermelho).