Doença oncológica e alterações na imagem

As mudanças a nível da imagem têm impacto mas podem ser minimizadas com apoio multidisciplinar e especializado.
Publicado por: Sofia Azambuja Braga em
Tags: cancro , doença oncológica , pigmentações cutâneas , Pure Life Concept , queda de cabelo , quimioterapia , tratamentos para o cancro

Os doentes com cancro podem sofrer alterações profundas na sua imagem. Consoante o tipo de doença, os tratamentos necessários e a condição particular de cada pessoa, poderão perder o cabelo, sofrer alterações ou pigmentação cutâneas, ter lesões visíveis, sondas ou ostomias (respiratórias, digestivas ou urinárias), entre outras mudanças.

 

No entanto, viver bem com cancro é mais fácil se houver um conhecimento antecipado destas alterações e quais os meios para as prevenir, suavizar ou tratar. O aconselhamento de imagem pode ser feito pela equipa de profissionais de saúde que segue o doente, como é o caso dos oncologistas, dermatologistas e enfermeiros, bem como por profissionais de imagem, como cabeleireiros e maquilhadores especializados nesta área.

 

Viver melhor com a doença

Os doentes que têm contacto com abordagens personalizadas de apoio de imagem têm sentido que esta é uma das formas de conseguirem viver melhor com a doença. Por exemplo, um doente que necessite de uma cirurgia ao cólon, mama ou pulmão, e que precisa de fazer apenas alguns meses de quimioterapia pode, facilmente e se for esse o seu desejo, e com apoio de bom aconselhamento e tratamento de imagem, manter a sua atividade profissional sem que ninguém perceba que está ou esteve a fazer quimioterapia.

 

Aconselhamento médico

O primeiro passo para antecipar eventuais alterações da imagem do doente oncológico e os meios para os minimizar envolve uma conversa sobre este tema junto do médico que o segue, para que possa esclarecer todas as dúvidas e discutir alternativas.

 

Aconselhamento dermatológico

Antes, durante e após o tratamento, o acompanhamento dermatológico pode ser uma mais-valia na prevenção e minimização dos efeitos indesejáveis. O dermatologista poderá ajudar a escolher os produtos mais adequados a cada momento e, através da observação clínica, detetar e tratar precocemente os efeitos indesejáveis que podem ocorrer, por exemplo, como consequência da quimioterapia ou radioterapia.

 

Aconselhamento estético

Os profissionais da imagem têm uma vasta experiência técnica, sendo que alguns deles se têm dedicado exclusivamente às alterações de imagem dos doentes com cancro. Estes profissionais têm criatividade e recursos muito interessantes que surpreendem, muitas vezes, os próprios profissionais de saúde da área do cancro. Estes profissionais dominam as inúmeras técnicas e fontes de informação disponíveis, concentram-nas em pequenas dicas e truques para lidar com estas transformações e, num atendimento específico, em contexto próprio, ensinam, implementam e avaliam a eficácia das técnicas.

 

Instituto CUF de Oncologia & Pure Life Concept

O aconselhamento e apoio são fundamentais para o bem-estar do doente, contribuindo de forma positiva para o sucesso do tratamento da doença. Por esse motivo, e em resultado de uma parceria com a especialista Cláudia Piloto, os doentes oncológicos podem contar com o serviço "Pure Life Concept" para o tratamento da sua imagem.